Buscar no Cruzeiro

Buscar

Técnico do Japão nem treina pênaltis e mira vitória no tempo normal

01 de Julho de 2018 às 19:35

Folhapress

O técnico da seleção japonesa, Akira Nishino, revelou neste domingo (1) que sua equipe não treinou cobranças de pênaltis antes da primeira partida do Japão na fase de mata-matas da Copa, na segunda-feira, contra a Bélgica. O treinador acredita que a vaga nas quartas pode vir no tempo normal.

"Ainda que você treine quantas vezes puder, o aspecto mental de uma decisão por pênaltis em uma Copa do Mundo não pode ser simulado. A propósito, vamos tentar não ir tão longe e tentar ganhar o jogo antes", disse o treinador, em entrevista coletiva pré-jogo, neste domingo.

A partida será apenas a terceira da história do futebol japonês em mata-matas de Copa do Mundo. Na primeira, em 2002, em casa, os japoneses perderam da Turquia por 1 a 0. Na segunda, em 2010, foram eliminados pelo Paraguai nos pênaltis, após empate sem gols.

"O Japão teve um desempenho fantástico para chegar às oitavas duas vezes, mas aquelas equipes estavam esgotadas nessa fase. Não sobrou nada, especialmente em 2002. Desta vez, temos sido muito táticos para chegar a esta fase. Não temos muito espaço para manobrar, mas podemos ser agressivos. Nós temos o espírito e a mentalidade", afirmou.

Desta vez o duelo será contra uma das favoritas ao título: a Bélgica, que passou pela primeira fase com três vitórias e futebol convincente. Nishino, porém, tem um discurso otimista e crê na vaga.

"A Bélgica é uma equipe formidável, eu diria que uma das três melhores do mundo, mas ninguém é imbatível. Estes dias nós os estudamos, analisamos tudo. Eles têm muitas estrelas, mas também têm pontos fracos e desejo que saibamos aproveitar."

O duelo entre Japão e Bélgica acontece às 15h desta segunda-feira, pelo horário de Brasília, em Rostov. Quem avançar pega o vencedor de Brasil x México, que jogam mais cedo, às 11h.