Seleção russa se hospedou em Itu na Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Por

Russos treinaram no estádio Novelli Júnior, em Itu - LUIZ SETTI/ARQUIVO JCS

A seleção russa, que avançou às oitavas de final da Copa do Mundo, teve ligação com a região de Sorocaba no Mundial de 2014, no Brasil. O país ficou hospedado em Itu, no San Raphael Country Hotel. Os ituanos também receberam a seleção japonesa à época.

Além de utilizarem a estrutura completa do hotel, os russos também chegaram a passear por Itu durante a estada no município, conhecido por símbolos como o orelhão e semáforo gigantes e o picolé de três cores, além de ser considerado o berço da República. O local para treinamento foi o estádio Novelli Júnior, casa do Ituano, inclusive tendo uma das atividades aberta ao público.

Os russos também chegaram a visitar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itu. As crianças da Apae pediram autógrafos aos atletas que, até então, só podiam ver nos álbuns da Copa.

O coordenador geral do San Raphael Country Hotel, Everton Baptista, falou sobre o cotidiano dos europeus durante a Copa de 2014. "O comportamento dos russos foi impecável, todos amáveis com os funcionários, embora bastante concentrados para os jogos. Não houve nenhum pedido exorbitante quanto a reformas ou adaptações de nossas instalações, só mesmo um cuidado nosso quanto à alimentação junto a fornecedores, sempre em contato, claro, com os chefs da seleção", disse.

A alimentação, aliás, foi citada por Baptista como um dos pontos mais curiosos dos russos. "O que achei mais exótico foram as sopas e mingau de arroz todos os dias no café da manhã e jantar sempre com língua de boi, carneiro e coelho", citou o coordenador do hotel. Em 2014, a delegação trouxe dois chefs, um russo e um italiano, já que o treinador era Fabio Capello. Diferentemente da boa campanha na fase de grupos de 2018, a Rússia não foi bem na Copa de 2014. Foram dois empates e uma derrota, apenas dois pontos marcados e desclassificação na chave com Bélgica, Argélia, Coreia do Sul. (Da Redação, com informações da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo)