Buscar no Cruzeiro

Buscar

Croácia vence Dinamarca nos pênaltis e enfrentará Rússia

01 de Julho de 2018 às 13:46

AFP

Atualizada às 18:03 - Com o brilho de Danijel Subasic na disputa por pênaltis, a Croácia superou a Dinamarca (3-2), neste domingo em Nijni Novgorod, e vai enfrentar a anfitriã Rússia nas quartas de final da Copa do Mundo-2018.

A partida terminou empatada em 1 a 1 nos 120 minutos de bola rolando. O dinamarquês Jorgensen abriu o placar logo aos dois minutos do primeiro tempo, mas os nórdicos nem tiveram tempo para comemorar por conta do gol de empate de Mario Mandzukic, dois minutos depois.

Nos pênaltis, Subasic pegou três cobranças e viu Iván Rakitic definir a classificação convertendo a última cobrança.

- - - - - - - - -

Vinte anos depois de alcançar as semifinais na Copa do Mundo da França, a Croácia tem uma grande oportunidade para tentar repetir a história, mas para avançar no Mundial de 2018 a equipe precisa superar a Dinamarca nas oitavas de final, domingo em Nizhni Nóvgorod (15h00 de Brasília).

Em sua primeira Copa como um país independente, aquela seleção formada por estrelas como Davor Suker, Zvonimir Boban, Robert Prosinecki, Robert Jarni e Slaven Bilic ficou em terceiro lugar, depois de ser eliminada pela anfitriã França nas semifinais.

Duas décadas depois, com uma nova geração de grandes jogadores liderados por Luka Modric e Ivan Rakitic, os croatas sonham em repetir a façanha, após uma grande primeira fase.

Três vitórias em três partidas, nove ponto, sete gols a favor e apenas um contra (de pênalti e na última rodada, contra a Islândia, quando os croatas já estavam classificados).

O grande momento da Croácia no Grupo D aconteceu na segunda rodada, quando a equipe derrotou a Argentina com um contundente 3-0.

Mas agora a equipe do técnico Zlatko Dalic promete esquecer a fase inicial e concentração máxima nas oitavas, etapa em que qualquer erro pode ser fatal.

"Na fase de grupos jogamos bem, mas não significa nada se não confirmarmos isso amanhã (domingo)", indicou o treinador neste sábado em coletiva de imprensa.

Ainda mais quando o adversário tem uma defesa sólida como a Dinamarca, que sem apresentar um futebol espetacular conseguiu o segundo lugar no Grupo C, com uma vitória e dois empates, incluindo um 0-0 com a favorita França.

Os dinamarqueses têm um dos melhores goleiros da Copa do Mundo da Rússia-2018, Kasper Schmeichel, e uma dupla de zaga sólida, formada por Simon Kjaer e Andreas Christensen.

Na frente, o astro da equipe é Christian Eriksen, o jogador responsável por organizar os ataques.

"Pode ser um duelo entre Modric e Christian Eriksen no centro de campo. Isso seria interessante para os torcedores, estamos vendo dois jogadores de qualidade e isso é genial", avaliou o técnico Age Hareide neste sábado.

A luta pela posse de bola deve ser a chave do confronto. Eriksen terá o apoio de Thomas Delaney, enquanto os croatas contam com Modric e Rakitic, além de Marcelo Brozovic e Ivan Perisic.

A boa notícia para os dinamarqueses é o retorno de Yussuf Poulsen, autor do gol da vitória de 1-0 sobre o Peru, que não jogou contra os franceses por ter recebido dois cartões amarelos nas primeiras rodadas.

Este é um aspecto que preocupa os croatas: oito jogadores do país receberam cartão amarelo até o momento e no caso de uma advertência contra os dinamarqueses ficariam de fora das quartas de final, se o país superar as oitavas de final: Sime Vrsaljko, Vedran Corluka, Tin Jedvaj, Ante Rebic, Marko Pjaka e, sobretudo, Mario Mandzukic, Brozovic e Rakitic.

- Escalações prováveis:

Croácia: Danijel Subasic - Sime Vrsaljko, Dejan Lovren, Domagoj Vida, Ivan Strinic - Ante Rebic (ou Mateo Kovacic), Luka Modric, Ivan Rakitic - Marcelo Brozovic, Ivan Perisic, Mario Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Dinamarca: Kasper Schmeichel - Henrik Dalsgaard, Simon Kjaer, Andreas Christianesen (ou Mathias Jorgensen), Jens Stryger Larsen - Thomas Delaney, Lasse Schöne (ou Andreas Christensen), Christian Eriksen - Yussuf Poulsen, Pione Sisto, Nicolai Jorgensen. DT: Age Hareide.