Em noite histórica no CIC, o São Bento goleou o Coritiba por 5 a 2 nesta terça-feira (6), lavando a alma do seu torcedor e se garantindo na Série B em 2019. Em ritmo acelerado desde o início da partida, a equipe fez uma justa homenagem ao meia Daniel, assassinado há cerca de 10 dias, ao qual dedicou a atuação momentos antes de a bola rolar por meio de uma faixa com os dizeres “jogaremos por você”.
Foi a primeira vez em que o Bentão marcou mais de dois gols em uma partida da Série B — a primeira também, em anos, que o torcedor viu o time fazer cinco gols num mesmo jogo. Com o resultado o Azulão subiu para 10º e soma agora 46 pontos, nove a mais que a primeira equipe na zona de rebaixamento restando três rodadas. Já o Coritiba caiu para 12º com a mesma pontuação.
Com intensidade desde o início, o São Bento abriu o placar antes de o ponteiro do relógio completar a primeira volta: Francis escapou pela direita e cruzou. A bola desviou e enganou o goleiro Rafael Martins, batendo na trave e sobrando para Diogo Oliveira completar. Mas não houve nem mesmo tempo para comemorações: cerca de dois minutos mais tarde, o árbitro flagrou pênalti em toque de mão de Anderson Salles e, na cobrança, Alecsandro colocou no ângulo, empatando a partida.
O jogo seguiu aberto, com o São Bento criando as melhores chances. Tanto que, aos 36 minutos, Ronaldo sofreu pênalti batido pelo capitão Marcelo Cordeiro, que também encontrou a rede. Novamente, sem dar tempo para a torcida fazer a festa, Alecsandro, mais uma vez, se antecipou à zaga para completar cruzamento de Guilherme Parede e restabelecer a igualdade: 2 a 2.
Com a necessidade de ir para cima e buscar a vitória, o time comandado por Marquinhos Santos voltou do intervalo com a mesma pegada e, depois de criar algumas chances, desempatou com Joãozinho pegando a sobra de bola na área. Parecia até que o filme iria se repetir poucos minutos depois quando Parede encontrou o caminho do gol, mas a arbitragem sinalizou impedimento — inexistente — do atacante.
O São Bento, que não tinha nada a ver com isso, voltou à ofensiva e resolveu presentear os torcedores mais assíduos do CIC: aos 32’, Francis aproveitou que a zaga rebateu para trás uma bola cruzada na área e, de cabeça, fez 4 a 2.
Houve tempo ainda para os gritos de “olé” que há tempos não vinham das arquibancadas do Walter Ribeiro antes de Dudu Vieira, aos 42’, receber na entrada da área e soltar o pé por entre as pernas de Rafael Martins para colocar ponto final ao placar. E garantir o início da festa do torcedor.
São Bento x Coritiba
São Bento – Rodrigo Viana; Tony, Ewerton Páscoa, Anderson Salles e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Dudu Vieira, Roni (Joãozinho) e Diogo Oliveira (Cléo Silva); Francis e Ronaldo (Paulo Vinícius). Técnico: Marquinhos Santos
Coritiba – Rafael Martins; Leandro Silva, Alan Costa, Thalisson Kelven e Abner; Escobar (Matheus Bueno), Wellington Simião e Chiquinho (Kady); Pablo, Guilherme Parede e Alecsandro. Técnico: Argel Fucks
Gols – Diogo Oliveira a 1 minuto, Alecsandro aos 4’ e aos 38’, Marcelo Cordeiro aos 36’ do 1º tempo; Joãozinho aos 19’, Francis aos 32’ e Dudu Vieira aos 42’ do 2º tempo
Árbitro – Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões Amarelos – Ewerton Páscoa, Francis (São Bento), Thalisson Kelven, Alan Costa e Escobar (Coritiba)
Público – 2.169 pessoas
Renda – R$ 28.435
Local – Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC)