Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abner dá exemplo também no isolamento

10 de Abril de 2020 às 00:01

Abner dá exemplo também no isolamento Sorocabano mantém rotina de treinos sozinho. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (8/8/2019)

A Liga Sorocabana de Basquete (Lisoboxe) é uma referência na formação de boxeadores em todo o País. O maior expoente na categoria peso pesado no Brasil (até 91 kg) é cria do projeto de Sorocaba: Abner Teixeira.

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o pugilista é titular da seleção brasileira na categoria. Com inúmeros títulos na modalidade mundo afora, a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 era quase certa.

Com o adiamento das olimpíadas para o próximo ano, Abner segue os treinamentos físicos para manter a forma e seguir focado em seu objetivo. Como a academia em que treina está fechada ao público, o atleta ficou com as chaves para seguir em atividade.

“Estou tentando manter a alimentação em dia. Os treinamentos ainda seguem normais. Tudo bem normal por enquanto”, diz ele. No entanto, por conta do isolamento social, os treinos não acontecem com toda a equipe sorocabana para evitar aglomeração de pessoas.

As atividades são acompanhadas pelo treinador de Abner no período da tarde. À noite, o sorocabano treina por conta própria. Apesar de uma alteração na rotina, sem os treinamentos com contato físico, a intenção é minimizar as perdas físicas e técnicas.

Por conta da recomendação dos órgãos de saúde para que a população fique em casa, o tempo livre está servindo para o boxeador estudar mais a modalidade: lutas de adversários, as suas próprias, um tempo para análises.

“Tenho assistido muitas lutas. Estou tentando melhorar. Tentando transformar algo negativo em positivo. Estou vendo lutas minhas, de outros lutadores, aprendendo algumas coisas. Esse tempo tem sido bom, um bom período”, comentou.

Mas não só com o boxe Abner Teixeira está se ocupando. Plataformas que disponibilizam filme e séries sob demanda são companheiras para manter a mente tranquila. Cozinhar também faz parte das atividades.

“Fora do boxe, (estou) assistindo bastante filmes, séries. Tentando também cozinhar. Fazer coisas diferentes para tentar ocupar a mente. Acho que o trabalho é esse, ocupar a mente e deixar forte. Não se deixar levar por tudo isso”, pontuou.

Aos 23 anos, Abner nasceu em Osasco, mas se mudou para Sorocaba com a família quando tinha nove anos. Aos 12 anos, começou a praticar a modalidade no projeto social da Lisoboxe, apenas dois anos depois foi convidado para integrar a equipe da cidade. (Zeca Cardoso)