Esporte

A 1ª meta de Holán

Santos joga por empate na Venezuela para avançar na Libertadores
A 1ª meta de Holán
Se passar pelo Deportivo Lara, técnico garante calendário para o Peixe. Crédito da foto: Ivan Storti / Santos FC (12/3/2021)

Com a vantagem de só precisar de um empate para avançar de fase, o Santos visita hoje (16) o Deportivo Lara, às 19h15, em Caracas, para o duelo de volta da segunda etapa preliminar da Copa Libertadores. E além de assegurar a chance de buscar uma vaga nos grupos da competição, o êxito diante do time venezuelano assegura, ao menos, a disputa de mais oito jogos por torneios continentais na temporada 2021.

Afinal, os dois duelos com o vencedor de Universidad de Chile x San Lorenzo valeriam a participação na fase de grupos da Libertadores. Mas o time eliminado nessa série terá um consolo: disputar a Sul-Americana de 2021, que nesta temporada também terá sua etapa de grupos, com seis rodadas.

Participar de um torneio continental é objetivo do Santos em um ano no qual precisa lidar com uma grave crise financeira e reforça a aposta em jovens das divisões de base. E passar pelo Deportivo Lara após triunfar por 2 a 1 no jogo de ida, na Vila Belmiro, é necessário para alcançar tal meta.

Leia mais  Rublev passa Federer e Bia Haddad volta ao topo do ranking no Brasil

Sem poder contar mais uma vez com Marinho, em recuperação do condicionamento físico, e Kaio Jorge, com dores, o técnico Ariel Holan reforça a aposta em Soteldo. O atacante venezuelano ainda não brilhou na temporada 2021, tendo atuações apagadas contra São Paulo e Deportivo Lara. E foi um dos poucos titulares poupados diante do Ituano, só entrando no segundo tempo. A esperança é de que a volta para a Venezuela, onde é idolatrado, o faça recuperar o nível apresentado na Libertadores de 2020, na qual foi um dos responsáveis por conduzir o time até a decisão.

Quem também atuou apenas em parte do confronto com o Ituano foi o lateral-direito Pará. Recuperado do coronavírus, ele deverá ser titular na Venezuela, o que vai forçar Holan a encontrar um espaço para Vinicius Balieiro no meio-campo. O volante, mesmo improvisado na lateral, é o artilheiro do time na temporada, com dois gols marcados — um deles no duelo de ida com o Deportivo Lara, o seu primeiro entre os profissionais. Inclusive, das sete vezes em que o Santos foi às redes na temporada, apenas uma não foi com um jogador formado na sua base.

Leia mais  Formiga é opção para reserva de Fagner no Timão

Embora o Deportivo Lara tenha sua sede em Barquisimeto, o jogo vai ser disputado no Estádio Olímpico de Caracas, por razões logísticas. O time da casa chega animado após oferecer muitas dificuldades ao Santos na Vila Belmiro e sob a perspectiva de avançar à última fase preliminar da Libertadores com um triunfo por 1 a 0. Será apenas o segundo jogo na temporada do Deportivo Lara, que não tem baixas por lesão. (Leandro Silveira – Estadão Conteúdo)

DEPORTIVO LARA-VEN X SANTOS

Deportivo Lara-VEN – Curiel; España, Anzola, Cristopher Rodríguez e Sifontes; Segovia, Bueno, Melean, Barrios e Darwin Gómez; Salazar. Técnico: Martín Brignani. Técnico: Martín Brignani.

Santos – João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Vinicius Balieiro, Sandry e Soteldo; Lucas Braga e Angelo. Técnico: Ariel Holan

Árbitro – Víctor Carrillo (Fifa/Peru)

Leia mais  Santos conta com Kaio Jorge se jogo de terça for mantido

Horário – 19h15

Local – Estádio Olímpico de Caracas (Venezuela)

Comentários