Sinal Verde pela Vida é a mensagem de campanha de educação no trânsito

BRT Sorocaba intensificará conscientização da população em todo o sistema, nas redes sociais e com apoio da imprensa

Por Cruzeiro do Sul

Sinal verde pela vida

Sinal verde pela vida. É com essa mensagem que a Concessionária BRT Sorocaba começou no dia 16 de agosto, uma campanha de educação no trânsito para estimular a conscientização e a importância de seguir as normas de segurança durante os deslocamentos. A iniciativa, realizada em parceria com a Urbes – Trânsito e Transporte e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) de Sorocaba, é destinada para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, todos agentes que compõem o trânsito na cidade.

Intitulada de “Sinal verde pela vida”, a campanha traz mensagens que reforçam os cuidados necessários para que haja um trânsito seguro e que devem ser praticados por todos, diariamente. Para falar com a população, o conteúdo da campanha utiliza o “sorocabanês”, ou seja, brinca com jargões próprios e conhecidos dos sorocabanos.

A ação visa chamar atenção sobre a mobilidade urbana como um organismo vivo, que muda o tempo todo, e evidencia como uma única imprudência pode trazer consequências graves para muitos. Por este motivo, é importante que o “pedestre, sempre vá andandinho na faixa exclusiva” e o “motorista castele a avenida pra ter atenção redobrada com os pedestres e passageiros”, conforme as publicações feitas no Facebook para a campanha.

Número de acidentes preocupa

De acordo com dados da Urbes – Trânsito e Transporte, nos últimos três anos (2020, 2019 e 2018), a Zona Norte, que também é a maior região da cidade, foi a área com o mais alto índice de acidentes no trânsito. Em 2020, por exemplo, do total de 1.298 ocorrências, 527 foram registradas nessa região. Neste mesmo ano, o número de incidentes foi de 323 na Zona Oeste, 200 no Sul, 144 no Leste, 97 no Centro e sete na área industrial.

Para Manoel Ferreira, diretor de operações da Concessionária BRT Sorocaba, é fundamental que haja a máxima atenção e prudência nos deslocamentos, para que a mobilidade urbana seja segura a todos.

Além da campanha destinada ao público geral, os profissionais que atuam na empresa também receberão orientações de reforço sobre os cuidados preventivos para a segurança no trânsito.

As mensagens poderão ser vistas nas redes sociais, nas TVs internas de 80 ônibus, dos terminais Vitória Régia e São Bento, bem como, na operação das 22 estações distribuídas nos corredores Itavuvu e Ipanema, e também, em veículos de imprensa, como o jornal Cruzeiro do Sul.