Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como a taxa ba?sica de juros influencia os custos de um financiamento imobilia?rio

22 de Outubro de 2019 às 14:03

No momento de realizar o financiamento imobiliário, muitas dúvidas surgem sobre as temidas taxas de juros. Por isso, é importante conhecer todos esses encargos embutidos na operação, pois, assim, fica mais fácil saber quais são os custos de um financiamento imobiliário em determinada época e calcular o valor a ser gasto.

No entanto, também é preciso saber realizar uma comparação de taxas entre as instituições financeiras. Para assim, determinar qual  financiamento é o melhor para o cliente.

Por isso, antes de tudo, é fundamental saber o que é o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), a taxa básica de juros no Brasil.

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a taxa básica de juros é um meio que o banco tem para alcançar a meta de inflação definida. Sendo assim, é uma ferramenta usada pelo Banco Central (BC) para manter a inflação controlada.

Taxa de juros básica e financiamento imobiliário

Conforme dito anteriormente, a taxa de juros é usada pelo Banco Central com o objetivo de manter a inflação sobre equilíbrio.

Além disso, a taxa de juros controlada também estimula a economia, pois juros baixos fazem com que a população tenha maior acesso ao crédito. Assim, taxas baixas de juros estimulam o consumo e as compras, aumentando o comércio.

Nesse sentido, percebe-se que a taxa pode influenciar diretamente o financiamento imobiliário. Isso porque, com juros baixos, é comum sobrar mais dinheiro no bolso do brasileiro, fazendo com que haja recursos para o custeio de um financiamento imobiliário.

É habitual observar que, durante épocas de baixas taxas de juros, muita gente consegue bancar um bom financiamento para a tão sonhada casa própria.

Sendo assim, fica claro o porquê de os empresários pedirem tantos cortes nas taxas de juros: seus objetivos são conseguir mais vendas de crédito imobiliário, investimentos e transações.

No entanto, há que se atentar para um risco: a indústria e o mercado podem não estar preparados para alcançar um consumo maior. E isso pode gerar um colapso no mercado imobiliário, gerando muita procura e pouca oferta, criando-se, assim, uma bolha.

Crédito: Divulgação

Taxa Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros no Brasil estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Dessa forma, todos os bancos e instituições financeiras, no momento de oferecerem financiamento imobiliário, devem se basear no índice determinado previamente pelo Banco Central.

De uma forma bem reduzida e didática, a Selic pode tanto servir para estabilizar os índices inflacionários quanto impulsionar o consumo.

Para a população, é mais interessante que as taxas de juros sejam baixas, pois, aumenta-se a disponibilidade de dinheiro, o qual pode ser investido, inclusive em imóveis.

E não é só. A variação da taxa Selic influencia nos financiamentos imobiliários, caso ela esteja alta, causará financiamentos mais caros, caso esteja baixa gerará financiamentos mais baratos.

Veja esse exemplo: se, do ano de 2019 para o ano 2020, a Taxa Selic aumentar de 10% para 14%, obrigatoriamente haverá um reajuste no financiamento imobiliário.

Por outro lado, havendo uma redução da Selic de 10% para 7%, por exemplo, haverá uma queda nas taxas de financiamento. Sendo assim, aumentarão as oportunidades de se adquirir o tão sonhado imóvel.

A taxa Selic atualmente

Certo é que o Brasil está passando por um momento de crise econômica e o consumo do brasileiro foi reduzido drasticamente. O governo brasileiro, pensando em meios de como aquecer novamente o mercado, resolveu reduzir a taxa básica de juros no país.

Desde o dia 31 de julho de 2019, o Copom — órgão que estabelece o valor da taxa Selic — baixou a taxa básica de 6,5% para 6% ao ano. Com essa mudança, houve uma queda na taxa de juros do financiamento habitacional.

Sendo assim, essa postura do governo brasileiro possui o objetivo de incentivar a procura por imóveis e possíveis financiamentos, bem como valorizar o mercado financeiro. De fato, este é um momento único para quem sonha com o imóvel próprio.

Portanto, é possível perceber que a Taxa Selic possui influência direta no financiamento imobiliário, e caso deseje comprar um imóvel é necessário estar atento às variações da mesma.

Certo é que o momento atual possui uma das mais baixas taxas básicas de juros da história e, por isso, é muito favorável tanto para compra quanto para o financiamento de imóveis.