Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ibope: Bolsonaro, 41%; Haddad, 25%; Ciro, 13%; Alckmin, 8%

06 de Outubro de 2018 às 20:49

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (6) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a Presidência da República. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em comparação com o último levantamento realizado pelo mesmo instituto, divulgado no último dia 4, Jair Bolsonaro (PSL) cresceu 4% enquanto Fernando Haddad (PT) caiu 1%.

Jair Bolsonaro (PSL): 41%

Fernando Haddad (PT): 25%

Ciro Gomes (PDT): 13%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

João Amoêdo (NOVO): 3%

Marina Silva (REDE): 3%

Alvaro Dias (PODE): 2%

Cabo Daciolo (PATRI): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Eymael (DC): 0%

Vera (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Bolsonaro teria 52% dos votos válidos e Haddad acabaria com 48%. Nesse cenário, os dois candidatos estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro.

Ciro Gomes (PDT), que tentou avançar nos últimos dias como terceira via na disputa, oscilou 1 ponto para cima, de 12% para 13% no mesmo critério. O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) ficou estacionado em 8% dos votos válidos. Marina Silva (Rede) oscilou de 4% para 3% e ficou numericamente empatada com o candidato João Amoêdo (Novo), que continua com 3%.

Henrique Meirelles (MDB), Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota) continuam com 2% dos votos válidos. Guilherme Boulos (PSOL) se mantém com 1% no mesmo critério. Eymael (DC), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram.

Considerando os votos totais, Bolsonaro cresceu 4 pontos em relação à pesquisa do dia 3 e chegou a 36%. Fernando Haddad oscilou de 23% para 22%. Ciro Gomes também continuou no mesmo patamar, considerando a margem de erro, e variou de 10% para 11%. O candidato Geraldo Alckmin ficou estagnado com 7% das intenções de voto para o primeiro turno. Marina Silva (Rede), em trajetória de queda desde o começo da campanha, foi de 4% para 3%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi realizada entre sexta-feira, 5, e este sábado, 6. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e jornal O Estado de S.Paulo, foi feita nos dias 5 e 6 de outubro e entrevistou 3.010 eleitores, sob o registro no TSE: BR-01537/2018. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)

Em comparação com o último levantamento do mesmo instituto, divulgado no último dia 6, Jair Bolsonaro (PSL) cresceu 4% enquanto Fernando Haddad (PT) caiu 1%. Crédito da foto: Valter Campanato/Agência Brasil