Eleições 2020 Sorocaba e Região

Transmissão dos votos vai ser agilizada nas Eleições 2018

Além dos cartórios eleitorais, Sorocaba terá outros quatro locais de transmissão de votos
Transmissão dos votos vai ser agilizada
Sistema terá agilização em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (25/9/2018)

Além dos cartórios eleitorais, situados no bairro Mangal, Sorocaba terá outros quatro locais de transmissão de votos no domingo. O sistema, chamado JE Connect, permite que dos próprios postos de votação seja possível enviar o resultado das urnas, sem a necessidade de transportar as mídias com os dados para os cartórios. As escolas próximas às unidades que terão o sistema também utilizarão o local como base de transmissão, tornando o processo mais seguro e ágil.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o JE Connect será utilizado em 80 locais de votação de 61 municípios paulistas, inclusive na Capital. A transmissão dos dados pelo sistema é realizada por um computador da Justiça Eleitoral, instalado no local de votação, por meio de conexão disponível através de uma rede privada virtual (VPN), que garante total segurança ao tráfego de dados.

A maior agilidade dos resultados é assegurada, aponta o TRE, pelo fato de a mídia em que os dados das urnas estão armazenados ser lida no próprio local, às vezes distante da sede da zona, em vez de precisar ser levada ao cartório eleitoral. Em Sorocaba, a estimativa é que todos as mídias sejam lidas e computadas até às 19h19.
No pleito de 2014 o TRE-SP adotou o JE Connect, em caráter experimental, em quatro zonas eleitorais paulistanas e as participantes tiveram aumento de desempenho na apuração dos resultados. Nas eleições municipais de 2016, os dados foram transmitidos de 78 locais, em 49 municípios paulistas.

Sorocaba

Aqui na cidade, segundo o chefe da 343ª Zona Eleitoral (ZE) de Sorocaba, João Lima, as escolas que contarão com o JE Connect são: Escola Municipal (EM) Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, situada na avenida Ipanema, 5515, no bairro Ipanema Ville; EM Prof. Basílio da Costa Daemon, localizada na rua Ataliba Pontes, s/nº, no bairro Paineiras; EM José Mendes, que fica na rua Prof. Armando Rizzo, 578, no Jardim Hungarês e a EM Prof. Flávio de Souza Nogueira, na rua Benedito Galdino de Barros, 47, Jardim Ferreira, próximo ao Mercado Distrital.

Lima destaca que esse sistema possibilita que os votos sejam mais rapidamente enviados ao TRE. Ele exemplifica com o caso dos eleitores que votam no Residencial Carandá. “É uma localidade bem afastada dos cartórios eleitorais e com esse sistema, as mídias com os dados já serão computadas na escola localizada na avenida Ipanema, tornando também o transporte mais seguro, já que é mais curto”, afirma.

Comentários