Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá 170 locais de votação e 1.309 urnas eletrônicas

14 de Novembro de 2020 às 00:03
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba terá 170 locais de votação e 1.309 urnas eletrônicas As urnas começaram a ser levadas ontem para as escolas onde haverá votação. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (13/11/2020)

Os 170 locais de votação em Sorocaba começaram a receber as urnas eletrônicas que serão utilizadas neste domingo (15), na manhã desta sexta-feira (13).

Os equipamentos, já preparados e lacrados, foram transportados em caminhões e escoltados por viaturas da Polícia Militar.

O trabalho de entrega das urnas será concluído na madrugada de domingo, quando o último lote será entregue às 5h, em uma escola no bairro Wanel Ville, na zona oeste da cidade.

No total, Sorocaba terá 1.309 urnas eletrônicas para a eleição 2020 e 196 de contingência (reserva), segundo dados informados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A entrega das urnas para os locais de votação começou pelas zonas eleitorais 342ª, 343ª e 356ª, informou o chefe da 343ª Zona Eleitoral, João Lima.

Segundo ele, a maior parte dos equipamentos foi entregue nesta sexta-feira (13) nos locais de votação, que são escolas estaduais, municipais e particulares.

“A operação começou por volta das 7h, na sede dos cartórios, com 10 caminhões. As caixas com as urnas lacradas foram colocadas nos caminhões e foram escoltadas até os locais de votação”, conta Lima.

As viaturas da Polícia Militar e também da Guarda Civil Municipal (GCM) acompanharam todo o trabalho de entrega dos equipamentos para garantir a segurança.

A reportagem do Cruzeiro do Sul acompanhou também a chegada das urnas na escola municipal Matheus Maylasky, no Centro.

Lima disse ainda que os equipamentos entregues foram testados, verificado o funcionamento, e, em seguida, lacrados; e prontos para serem utilizados no dia da eleição.

Na semana passada, os cartórios eleitorais fizeram a entrega dos materiais de orientação dos eleitores e cabinas de votação para os locais de votação, pelo sistema drive-thru.

A preparação das urnas para o dia da eleição também foi concluído na semana passada.

Já as escolas que são locais de votação devem concluir neste sábado (14) toda a preparação das seções eleitorais, para o dia da eleição.

Totalização dos votos

A sede dos cartórios eleitorais de Sorocaba, na Praça da Maçonaria, no Mangal, será o local onde irá ocorrer a apuração e a totalização dos votos da cidade, e também dos municípios de Araçoiaba da Serra e de Salto de Pirapora.

A estimativa da Justiça Eleitoral é de que, por volta das 18h30, ou seja, uma hora e meia após o início da apuração, às 17h, os resultados finais comecem a ser divulgados.

Lima informou que Sorocaba terá sete locais de votação, que também serão pontos de transmissão de boletins de urnas para a sede dos cartórios eleitorais.

“Os locais de votação que são mais longes das sedes dos cartórios, ao invés dos cartões de resultados serem levados até a sede no Mangal, eles serão levados para um desses sete locais, o que for mais próximo, e os resultados daquelas urnas serão transmitidos para a sede dos cartórios. Isso irá agilizar a apuração e a divulgação dos resultados”, afirma Lima.

Ele disse ainda que os locais de votação mais próximos da sede dos cartórios eleitorais levarão os cartões de resultado diretamente para lá.

“Antes do resultado final, serão divulgados boletins de urnas, com resultados parciais, enquanto a totalização dos votos estiver em andamento”, afirma.

Lima acrescentou que a apuração poderá ser acompanhada pela ferramenta “Divulga”, em tempo real.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também disponibiliza dois aplicativos para acompanhar e obter os resultados das eleições nas cidades a partir dos votos já apurados.

São eles: “Resultados” e o “Boletim”.

Os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando acessar as lojas Google Play e App Store. Ambos se destinam ao público em geral. (Ana Cláudia Martins)