PRESENÇA


Programe-se




Festa Baile - Neste sábado, dia 21, ocorre mais uma edição da Festa Baile do Santana a partir das 20h. A música fica a cargo da RJ Som e Luz, que toca forró, bolero, samba, entre outros ritmos durante a noite. A entrada custa R$ 15, o que garante um lugar na mesa e também o ingresso de um acompanhante. O Santana fica na rua Borba Gato, 276. Reservas e informações: (15) 3017-9294 ou (15) 98804-5301.
 
Bailinho de garagem Hoje acontece mais uma edição do evento que vai relembrar os bailinhos de garagem dos anos 70 e 80 no Barracão Cultural. Num ambiente preparado, o público poderá curtir os clássicos das músicas nacionais e internacionais tocadas diretamente em discos de vinil. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e é coordenado por Marcelo Domingues, produtor cultural e diretor de cinema e teatro. O Barracão Cultural está localizado na av. Afonso Vergueiro, 310, ao lado da Estação Ferroviária. Mais informações: (15) 3237-1738. A entrada é gratuita.
 


Feira noturna retorna em Votorantim




 
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), informou que a feira noturna, que acontece às terças-feiras, ao lado da Praça de Eventos Lecy de Campos, retomará as atividades na próxima terça-feira, dia 24. O evento ficou um período sem ser realizado por conta da Festa Junina Beneficente de Votorantim.
 
A tradicional Feira de Artesanato de Votorantim também retornará à Praça de Eventos no próximo domingo, dia 29, das 16h às 22h. Com os mais variados tipos de alimentos, além das tradicionais barracas de artesanatos, a feira é uma opção cultural e gastronômica para as noites de domingo na cidade.
 


20º Bacalhau Amigo




O mais tradicional jantar português de Sorocaba completou 20 anos de festa em uma edição comemorativa, que também celebrou os 50 anos do SOS (Serviços de Obras Sociais) Sorocaba e os 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama, as duas instituições realizadoras da ação beneficente. O evento aconteceu no último sábado, dia 14, no Ipanema Clube, e contou com apresentação do grupo folclórico da Casa de Portugal, de São Paulo, com danças e canções típicas. A animação da noite até a madrugada foi conduzida pela banda San Marco. Toda a renda arrecadada com a festa é revertida ao SOS e permite que a instituição continue com os trabalhos sociais, entre eles, o programa de atendimento ao migrante, itinerante e homem de rua.

A gastronomia portuguesa, preparada pelo Buffet Ancona, foi a grande atração da noite, com os tradicionais bolinhos de bacalhau, vinhos portugueses à vontade e o excepcional lombo de bacalhau à moda portuguesa, receita da família de Agostinho Cardoso, que faz questão de acompanhar o processo de elaboração do prato todos os anos. A novidade desta edição comemorativa ficou por conta do restaurante Quinta do Olivardo, de São Roque, que montou uma fábrica de pastéis de nata (Belém) no local.

A primeira edição do Bacalhau Amigo aconteceu em 1998, quando a Sociedade Beneficente e Recreativa Clube Vasco da Gama, que representa a colônia portuguesa em Sorocaba, elaborou o jantar para comemorar seus 100 anos de existência na cidade. Como não poderia deixar de ser, a celebração teve fartura de bacalhau, acompanhado de muito vinho português. Foram os membros da diretoria do SOS Sorocaba, que também fazem parte do clube, que sugeriram dar sequência ao evento e transformá-lo em uma grande ação anual em prol da entidade.


Palestra na Casa Aluísio de Almeida aborda 2ª Guerra Mundial




Amanhã, às 10h, os sorocabanos poderão conferir a palestra "A Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Segunda Grande Guerra" na Casa Aluísio de Almeida, na Vila Hortência. O evento é aberto ao público.

A programação será promovida pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil de São Paulo "Gen Bertholdo Klinger", com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e o Núcleo Feminino de Apoio ao IHGGS.

A palestra será ministrada pelo deputado estadual Cel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada e tem como objetivo retratar um dos maiores conflitos mundiais: a Segunda Guerra Mundial, que envolveu mais de 70 países.

A Casa Aluísio de Almeida fica na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. Informações: (15) 3231-1669.


Grupo confecciona mantas para recém -nascidos




Hoje, dia 20, das 14h às 16h, um grupo de mulheres com o propósito de produzir mantas de recém-nascidos para doar a hospitais e entidades do município se reúne na Biblioteca Infantil. O projeto intitulado "Mantinhas do Bem" acontece semanalmente no espaço cultural há dois anos.

Utilizando sacos de limpeza alvejados, lãs, fitas e bordado inglês, as voluntárias produzem as mantas para os bebês.

O grupo está aberto para receber novos integrantes. Para participar não precisa fazer inscrição, basta ir até a Biblioteca Infantil, que fica na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231-5723.