UM DIA NA HISTÓRIA


Um dia na história




O destaque do Cruzeiro do Sul há cinco anos, em 18 de fevereiro de 2013, era o incêndio no galpão de número 4 da fábrica YKK -- fabricante de zíperes e botões localizada na zona industrial de Sorocaba. "O fogo se alastrou rápido e destruiu esse galpão que abrigava um setor de produção. Com 5 mil m2 de área construída, o telhado da instalação veio abaixo e o prédio foi interditado pela Defesa Civil". Ainda não se sabiam as causas do incêndio -- mas o local, onde estava sediada a linha de produção dos botões, armazenava produtos químicos e inflamáveis. (Eric Mantuan)


Um Dia Na História




A filial sorocabana das Casas Pernambucanas, uma das maiores redes varejistas brasileiras, já estava em funcionamento em 17 de fevereiro de 1932 -- data em que anunciava seus produtos no Cruzeiro do Sul. O aviso à "distinta freguesia" era de que os preços "de seu rico e variado sortimento de etamines (tipo de tecido para bordado) suíços, legítimos, para liquidação durante o verão", haviam baixado. A loja ficava na rua Barão do Rio Branco, nº 34, Centro -- bem perto do endereço atual, um prédio de cinco andares nos números 117/127 da mesma rua. (Eric Mantuan)


Um dia na história




O acúmulo de lixo tóxico por empresas de Sorocaba causava preocupação e motivou uma reportagem do Cruzeiro do Sul em 16 de fevereiro de 1995. Seiscentas toneladas de resíduos de chumbo e amianto estavam armazenadas nos pátios da Microlite e da YKK do Brasil, no aguardo da liberação de uma vala no aterro sanitário do Retiro São João -- interditado por causa de um acidente em sua estrutura destinada aos resíduos altamente tóxicos (Classe 1). "O lixo está sendo embalado em sacos plásticos, tambores ou colocados em containeres. (...) É a mesma coisa de uma pessoa não poder pôr o lixo doméstico na calçada, à espera do lixeiro, e ter de guardá-lo no quintal". (Eric Mantuan)


Um dia na história



O Cruzeiro do Sul noticiava em 15 de fevereiro de 1970 a construção de um estádio para o Esporte Clube Corinthians de Votorantim. "Há muito tempo que os esportistas de Votorantim sonham com um estádio para o Corinthians daquela cidade. Organizaram, então, uma comissão pró-construção desse estádio e os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos: a terraplanagem já foi iniciada na área em que o alvinegro terá seu gramado para a prática do "esporte-rei". A obra, por seu vulto e elevado custo, deve merecer o apoio de todos os esportistas". A equipe chegou a disputar a terceira divisão do Campeonato Paulista, entre 1962 e 1964, mas desapareceu nos anos 1980. (Eric Mantuan)


Um dia na história




A campanha do São Bento no Campeonato Paulista Série A2 de 2010 era destaque do Cruzeiro do Sul em 14 de fevereiro daquele ano. "Mais de três mil torcedores, em pleno sábado de Carnaval, deram força para o São Bento vencer o Marília por 1 a 0 e conseguir sua quinta vitória consecutiva. (...) Apesar do gol do Azulão ter sido marcado por Júlio Madureira, o argentino Cristian Ortiz foi acusado pelo Marília de ter provocado uma confusão entre os jogadores das duas equipes no final do jogo". A equipe comandada por José Luís Drey brigou na parte de cima da tabela, porém desidratou nas rodadas finais, caindo para a 10ª posição e ficando fora da segunda fase. (Eric Mantuan)