CARTAS


Rádio da Câmara




Sobre a rádio web pretendida pela Câmara Municipal, se os digníssimos edis querem divulgar seus feitos à população, que o façam com seus próprios recursos. Nós, meros contribuintes, arcamos com os custos quando queremos divulgar nossos serviços. Não é correto se promoverem com o dinheiro dos impostos.

ANSELMO ROGÉRIO VIEIRA

NET


No dia 19 de abril foi feita uma instalação de internet e televisão em minha residência, em Votorantim. Tudo foi feito em meu nome, com apresentação de todos os documentos requeridos pela empresa.

No dia 28 de abril cancelaram minha assinatura, sem prévio aviso. Entrei em contato com a NET e após meia dúzia de protocolos, a empresa me pediu CPF, RG e comprovante de endereço, embora eu já tivesse fornecido todos esses documentos. A NET alegou que "os serviços estavam suspensos para minha segurança".

Eu deveria levar os documentos pessoalmente na agência da NET no Campolim, além do transtorno de levar junto comigo o proprietário do imóvel, como prova de que o mesmo tinha recebido a ligação dos aparelhos como estando tudo em ordem -- foi ele quem assinou o recebimento dos serviços.

Faltamos ao trabalho, eu e o proprietário do imóvel, e levamos todos os documentos à agência no dia 30 de abril. Depois da entrega dos documentos, fomos informados pela atendente que a NET iria verificar os documentos e, se tudo estivesse em ordem, faria a religação.

Esperei por cinco dias e liguei para saber o resultado. A atendente informou que meu contrato estava cancelado.

Com meus serviços cancelados, parei minha vida profissional, tive prejuízos morais e financeiros. Se eu ligo para a NET, recebo a resposta de que "lamentamos, mas os seus serviços foram cancelados" e mais nada.

Se eu cancelo um contrato, pago multa. Se a NET o faz, ela também paga multa? A empresa vai me reembolsar pelas perdas ou devo ir à Justiça?

SONJA MARA MOREIRA COSTA

Resposta - A NET informa que entrou em contato com a cliente e esclareceu as questões citadas.

NET


Queima de fogos




Nunca vi alguém sofrer ataque cardíaco por latido de cachorro, mas já vi muitos relatos de convulsões e até mortes de cães por fogos de artifício. Os cachorros têm audição bem mais sensível do que o ser humano, assim como os cães também demonstram mais amor, sensibilidade, companheirismo e compaixão do que muitos humanos.

Além disso, os cães são uma forma de segurança contra assaltantes, ao passo que rojões não impedem que um ladrão entre na sua casa. Melhor ser acordado por um cão do que por um ladrão.

Rojão é um objeto inanimado, ao passo que os animais são seres vivos providos de sentimentos, sendo um deles o amor.

JOSÉ GABRIEL BLOISE DE MEIRA

99

Fui enganada por uma promoção da 99. Eles me enrolaram e nunca deram meus vouchers, com a desculpa da atualização do app. Ou seja, ninguém ganhou. Tenho todos os e-mails e um deles dizendo que a única coisa que poderiam fazer para "amenizar" minha insatisfação era me dar 20 vouchers promocionais. Ué, eu já não havia ganho?

DAFNE SAKATAUSKA

Resposta - A 99 informa que entrou em contato com a passageira e creditou os cupons de descontos. Informamos ainda que os cupons já estão disponíveis para uso.

99

ZONA AZUL


Gostaria de saber da Urbes se posso estacionar o carro em frente à minha garagem sem perigo de ser multado, pois foi implantada Zona Azul na rua onde resido.

BRUNO FAGUNDES

Resposta - Caro Bruno, esclarecemos que estacionar onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é média, com penalidade de multa e remoção do veículo.

PREFEITURA DE SOROCABA


PAGAMENTOS




Apresento minha indignação com a atitude da Prefeitura de Araçoiaba da Serra em eliminar o caixa para recebimento dos pagamentos de tributos. Ocorre que também não existe uma agência bancária interna onde podemos pagar os débitos e, com isso, temos de nos locomover para outras partes das cidade, procurar por casas lotéricas ou bancos.

Para piorar a situação, se precisarmos de uma certidão negativa de débitos urgente não conseguiremos, pois teremos que aguardar até o dia seguinte, quando o pagamento entrar na conta da Prefeitura.

LEONARDO GALLO ALMENARA

Resposta - A medida de fechamento do caixa da Prefeitura de Araçoiaba da Serra se deu mediante o fato das novas formas de pagamento disponibilizadas pela atual gestão após a realização de chamamento público, no qual os bancos Caixa, Banco do Brasil e Bradesco participaram e tiveram seus documentos e propostas aprovados.

Com isso, os pagamentos de taxas e impostos podem ser feitos nos caixas eletrônicos das três instituições financeiras, internet banking, e correspondentes bancários como casas lotéricas e agências dos Correios.

Com relação à certidão negativa de débitos, o documento pode ser retirado pelo site da Prefeitura, caso não conste débitos pendentes.

Antes do fechamento do caixa da Prefeitura, o procedimento se dava na vinda do contribuinte até o município para pagar o débito e somente no dia seguinte a CND seria disponibilizada. Hoje, a compensação do pagamento de guias, para emissão de certidões negativas, acompanha o expediente bancário estabelecido pelas instituições financeiras e continua tendo sua emissão no dia posterior.

PREFEITURA DE ARAÇOIABA DA SERRA