Buscar no Cruzeiro

Buscar

’Variante escapou’, compara Guedes

16 de Abril de 2021 às 00:01

’Variante escapou’, compara Guedes Crédito da foto: Evaristo SÁ / Arquivo AFP (19/8/2020)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a interlocutores que a proposta de tirar R$ 18 bilhões em emendas para obras do teto de gastos, incluída na minuta da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em elaboração pelo governo, foi uma “variante que escapou do laboratório‘.

Guedes não desistiu da nova PEC para a renovação dos programas de combate aos efeitos da pandemia da Covid-19 nas áreas de emprego, crédito e saúde. Mas o seu envio ao Congresso depende do acordo final com um “combo”, que incluiria também uma mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e um projeto de lei (PLN) para resolver o impasse do Orçamento de 2021.

Um acordo mais simples, porém, pode acabar sendo construído, admitem fontes. As negociações prosseguem e estão ainda longe de um entendimento.

A versão do time de Guedes é que a inclusão das emendas na PEC que retira despesas do teto foi um “jabuti” incluído no texto. O Palácio do Planalto apresentou várias alternativas para serem apresentadas ao Ministério da Economia e uma delas incluiu a retirada dos R$ 18 bilhões do teto para obras.

A equipe econômica alertou que a proposta não seria bem-recebida porque esses gastos não têm relação direta com a pandemia. (Estadão Conteúdo)