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Varejo cresce 0,6% em fevereiro, aponta IBGE

14 de Abril de 2021 às 00:01

Varejo cresce 0,6% em fevereiro, aponta IBGE Vendas subiram em fevereiro após três meses sem crescimento. Crédito da foto: Fábio Rogério (12/4/2021)

Após três meses sem crescimento, as vendas do comércio varejista aumentaram 0,6% em fevereiro ante janeiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Especialistas alertam, porém, que o desempenho de março deve ser negativo, em um cenário de endurecimento de medidas restritivas para combate à pandemia de Covid-19.

“A tendência é de que as vendas só reajam positivamente de forma contínua a partir da segunda metade do ano -- período em que se espera um nível de imunização mais significativo da população e, portanto, menos restrições ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais”, escreveu Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que aumentou sua previsão de alta no volume de vendas do comércio varejista em 2021, de 3,1% para 3,3%.

A economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, lembrou que o crescimento das vendas no varejo em fevereiro ocorreu num mês atípico, porque o Carnaval acabou cancelado em importantes centros consumidores, o que pode ter afetado o ajuste sazonal dos dados da pesquisa. Ela espera um recuo nas vendas em março, o que pode levar o varejo a fechar o primeiro trimestre de 2021 com queda de até 1% em relação ao mesmo período de 2020.

O retorno do auxílio emergencial em abril, embora com valor e alcance menores que no ano passado, sugere uma perspectiva melhor para o mês seguinte, observa Gustavo Cruz, estrategista da gestora de recursos RB Investimentos. “Tem vários estudos que realmente mostram que teve uma correlação bem forte do auxílio com o varejo e provavelmente voltará a ter impacto positivo em abril, mas março será o patinho feio do ano, podendo ser o pior resultado do mês por causa das novas paralisações (da atividade econômica por causa da piora na pandemia)”, avalia Cruz.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve elevação de 4,1% . As vendas de veículos aumentaram 8,8%, enquanto as de material de construção subiram 2,0%.

Pré-pandemia

A melhora no desempenho do varejo na passagem de janeiro para fevereiro fez o volume de vendas ficar 0,4% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 1,9% acima do pré-pandemia. Em fevereiro, 13,8% das empresas que relataram algum impacto nas vendas no mês apontaram que a pandemia afetou o desempenho. Em janeiro, essa proporção tinha sido de 9,1%.Na comparação com fevereiro de 2020, as vendas no varejo encolheram 3,8% em fevereiro de 2021, enquanto as do varejo ampliado diminuíram 1,9%. (Estadão Conteúdo)