Buscar no Cruzeiro

Buscar

Troca de presentes movimenta o comércio de Sorocaba

27 de Dezembro de 2018 às 10:20
Ana Claudia Martins [email protected]

Troca de presentes movimenta comércio Loja de calçados tem muita procura. Na maioria para trocar o tênis, sapato ou sandália por outro número. Crédito da foto: Emidio Marques

Depois do feriado de Natal, muita gente foi às lojas nesta quarta-feira (26). Nas lojas do comércio no centro de Sorocaba o movimento maior pela manhã foi de pessoas querendo trocar os presentes que não serviram ou que não gostaram. Além disso, já havia loja fazendo queima de estoque e oferecendo produtos com desconto de 70%. Nas vitrines, as algumas já trazem as tradicionais roupas brancas e amarelas, para quem quer atrair paz e dinheiro no próximo ano, como determina a crença popular.

O motoboy Eduardo Roberto Acosta de Souza, 32 anos, foi até a loja de calçados para trocar o tênis que ganhou de presente de Natal. Ele disse que o produto estava com defeito e por isso fez a troca. “O tênis apresentou defeito na sola, então quero trocar por outro do mesmo modelo”, conta. Eduardo afirma que foi logo após o Natal para fazer a troca para não correr o risco de não encontrar o tênis do mesmo modelo e com a mesma numeração. “Como as lojas vendem mais neste período do ano por conta das compras de presente, é bom fazer a troca o quanto antes. Além do prazo para trocar o produto”, diz.

Troca de presentes movimenta comércio Eduardo: calçado com defeito. Crédito da foto: Emidio Marques

O mesmo fez a aposentada Jussara Rodrigues, 64 anos, que foi pela manhã na mesma loja de calçados, na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Dr. Braguinha, para trocar um presente de Natal. Ela disse que o calçado foi presente para uma amiga, mas o tamanho não serviu. “Vim logo trocar por uma numeração maior porque errei no número. E quero dar de volta logo o presente de Natal para a minha amiga”, conta.

Até 30 dias

Troca de presentes movimenta comércio Sebastião: observar prazo. Crédito da foto: Emidio Marques

O gerente da loja, Sebastião Muquem, orienta os clientes que a troca dos produtos tem que ser feita em até 30 dias após a compra e com a etiqueta fixada no calçado. “O consumidor, dentro do prazo, poderá trocar o calçado por qualquer outro produto da loja ou por outro do mesmo modelo, mas tamanho ou cor diferente”, afirma. Muquem também comemorou o resultado das vendas do Natal, que segundo ele, na loja foram melhores do que no Natal de 2017. “Já começamos a queima de estoque oferecendo produtos com 70% de desconto”, destaca.

Procon orienta

As trocas de produtos no comércio é um costume que prevê uma conduta de boa-fé entre o fornecedor e o consumidor, possibilitando que a pessoa faça a devolução da mercadoria, já que segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDF), as lojas físicas não têm a obrigação de garantir a substituição dos produtos em qualquer situação. Diante disso, o Procon Sorocaba dá algumas dicas para que o consumidor tenha maior segurança neste ato.

As lojas não são obrigadas a procederem com as trocas, salvo se o produto apresentar algum defeito. “Apesar de não existir a obrigação legal, existe uma grande prática do mercado que já tem um costume para a troca do produto. O consumidor tem então que verificar a forma, o prazo e qual era a exigência para a troca do produto”, explica o superintende do Procon Sorocaba, Laerte Molleta.

Por isso, é importante guardar, por exemplo, a nota ou o cupom fiscal e não tirar a etiqueta ou violar lacres. Em casos do não cumprimento do que foi estabelecido no momento da compra, o consumidor tem o direito de recorrer ao Procon, por meio do aplicativo (disponíveis para Android e IOS) ou pelo telefone 151.

Branco e amarelo nas vitrines

Troca de presentes movimenta comércio Lojas apostam nas cores para o réveillon. Crédito da foto: Emidio Marques

As vitrines das lojas de roupas no Centro já começaram a exibir roupas nas cores branco e amarelo especialmente para quem gosta de usar peças novas no ano-novo para atrair, respectivamente, paz e dinheiro. A procura pelas peças ainda era tímida. A expectativa dos lojistas é que a procura para as festas de réveillon seja maior nos próximos dias.

A proprietária de uma loja de roupas feminina e masculina no bulevar Braguinha, Kátia Aparecida Rodrigues, 35 anos, disse que mudou a vitrine da loja na manhã de ontem, com destaque para os vestidos nas cores branco e amarelo, além de alguns floridos. Já para os homens, ela disse que a maioria no máximo procura uma camiseta ou uma camisa na cor branca. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos