Buscar no Cruzeiro

Buscar

Toyota e sistemistas iniciam terceiro turno em Sorocaba

26 de Outubro de 2018 às 08:15

Toyota e sistemistas iniciam terceiro turno A montadora reforçou a produção do modelo Yaris. Crédito da foto: Divulgação / Toyota

A fábrica da Toyota em Sorocaba iniciou esta semana o terceiro turno de trabalho para reforçar a produção do Yaris, modelos hatch e sedã. Na planta também continua sendo fabricado o Etios. O acordo da montadora com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) gerou 740 novos empregos e a efetivação de outros 320 funcionários que antes trabalhavam sob contrato por prazo determinado.

De acordo com o SMetal, a previsão de início do terceiro turno era novembro, mas foi antecipado por causa da necessidade de eventuais ajustes. Os trabalhadores aprovaram a antecipação em assembleia realizada no dia 5 de setembro. Atualmente, a fábrica da Toyota em Sorocaba emprega 2.849 funcionários.

Empresas fornecedoras de autopeças, chamadas sistemistas, também abriram terceiro turno para atender o volume de encomendas da Toyota, algumas há mais tempo, segundo o SMetal. São elas a Kanjiko, NCSG Sorocaba (antiga Scórpios), TT Steel, Sanoh e Faurecia. Com o novo turno nas sistemistas foram gerados 230 empregos. (Da Redação)