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Sorocaba fica entre as sete cidades do interior com maior crescimento de franquias

27 de Outubro de 2018 às 08:37

O setor de franquias faturou RS 79 bilhões no primeiro semestre, com alta de 6,8%. Crédito da foto: LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS (21/8/2015)

Sorocaba ficou entre as sete cidades fora das capitais que se destacaram no crescimento do número de unidades franqueadas na comparação do primeiro semestre de 2018 com o mesmo período do ano passado. Além de Sorocaba, o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicou Campinas, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Guarulhos e Niterói nessa relação.

Essas sete cidades se colocaram dentro das 11 que tiveram melhor desempenho de um total de 30 cidades avaliadas (incluindo as capitais), o que mostra que os pontos de vendas de produtos e serviços de redes de franquia estão crescendo mais no interior.

Segundo a ABF, o setor obteve faturamento de R$ 79,496 bilhões no primeiro semestre deste ano, alta de 6,8% sobre igual período do ano passado. A previsão é de crescimento entre 7% a 8% no encerramento de 2018.

A posição de liderança no ranking das que mais registraram expansão é de São José do Rio Preto. No município, o sistema de franquia cresceu de 537 para 602, crescimento de 12%. Em segundo lugar na lista está Florianópolis, onde o número de empreendimentos aumentou 11%, passando de 621 para 690 unidades.

Em Sorocaba, o número de unidades franqueadas subiu 4%, de 532 para 555. Entre as 30 cidades do levantamento, ficou em 26º lugar. No ranking de maior número de redes de franquias, Sorocaba passou de 257 para 283, alta de 10%, ocupando a 18ª posição.

A gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas, observa que o movimento de interiorização foi detectado nos últimos quatro anos e “intensificou-se nesse primeiro semestre”.

Hoje são 152.668 unidades franqueadas no País e, diferentemente, da característica inicial de instalação em grandes shoppings, os produtos e serviços em sistema de franquia estão ganhando novos espaços. “Tem crescido a presença de lojas físicas em ruas, galerias comerciais, hospitais, laboratórios de análises clínicas e terminais de transportes como o metrô e aeroportos”, diz Vanessa.

Poder de consumo

Segundo a gerente da ABF, o que tem motivado o aumento das redes no interior e entre outras regiões é a melhoria do poder de consumo nas áreas escolhidas e, também, o fato de que nesses locais ainda não havia acesso aos produtos e serviços franqueados.

Além da diversificação dos locais de instalação de unidades franqueadas, junto com os novos empreendedores estão chegando os serviços de consultoria financeira e de contabilidade, entre outros. O carro-chefe, no entanto, continua sendo a venda de alimentos.

Entre as 30 cidades com o maior número de lojas franqueadas, 19 são capitais, ante um total de 20, em 2017. A alteração se deve ao fato de que Londrina, município do interior do Paraná passou a ocupar a 30ª posição, ao substituir a capital da Paraíba, João Pessoa.

Dados das Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontam para um avanço desses centros comerciais no interior do País. A maioria dos empreendimentos inaugurados entre 2017 e 2018, ou seja 78%, ocorreram em cidades fora das capitais. E mais da metade, 61%, estão localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. (Agência Brasil e Redação)