Economia

Saque do PIS para cotistas com menos de 60 anos termina hoje

A partir de outubro, saques voltam a ser permitidos apenas para os cotistas que atendam aos critérios normais
O movimento nas agências da Caixa tem sido tranquilo. Foto: Emídio Marques

Esta sexta-feira (28) é o último dia para que pessoas com menos de 60 anos, cotistas do PIS, façam o saque do benefício. Assim como ontem, as agências da Caixa Econômica Federal abrirão mais cedo, às 8h, em Sorocaba. No Estado de São Paulo, cerca de 1,3 milhão de pessoas que possuem cotas ainda não fizerem o saque, que soma 1,3 bilhão, segundo Wilson Sanches, gerente geral da agência da rua Álvaro Soares, no Centro.

As pessoas que ainda não fizeram o saque, recomenda o gerente, podem consultar a página do banco na internet (www.caixa.gov.br/cotaspis) para saber quanto têm para receber. “Para não perder tempo vindo na agência em caso de dúvida se tem ou não cotas a retirar, nós recomendamos essa consulta prévia”, afirma Sanches.

Segundo a Caixa, a partir de 1º de outubro, “os saques voltarão a ser permitidos somente para os cotistas que atendam a um dos critérios previstos: pessoas com 60 anos ou mais, aposentados, herdeiros de cotistas, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por doenças específicas”. Tem direito ao saque o trabalhador cadastrado no fundo PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988. O pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil.

Leia mais  GCM e PM autuam 189 veículos e apreendem 38 em operação contra “pancadões”

Embora as agências estejam abrindo mais cedo para atender os cotistas, o movimento ontem foi bem tranquilo. O aposentado Benedito Adorno, 63 anos, verificou no início do período, que começou em 14 de agosto, que tinha um valor para sacar. Ontem ele voltou à agência e aplicou o dinheiro. “Por enquanto eu vou guardar. Fiquei feliz em saber que tinha direito, mas é melhor poupar para quando precisar mesmo”, disse o aposentado.

Comentários