Buscar no Cruzeiro

Buscar

Receita espera 159 mil declarações do Imposto de Renda em Sorocaba

10 de Março de 2019 às 06:30

159 mil devem prestar contas ao Leão No primeiro dia do prazo, sorocabanos enviaram 5.160 declarações do IRPF. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS (20/4/2016)

A Receita Federal espera receber 159 mil declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019 em Sorocaba. No ano passado foram entregues 152 mil documentos de contribuintes do município -- portanto houve um aumento de 7 mil.

O prazo para o envio dos dados à Receita teve início na quinta-feira e vai até 30 de abril. No primeiro dia foram entregues 5.160 declarações, o que representa 3,2% do total esperado. Na região jurisdicionada pela Delegacia da Receita Federal em Sorocaba, que abrange 52 municípios, foram enviadas, também no primeiro dia, 12.017 declarações, ou 2,8% das 429 mil esperadas.

Nos escritórios de contabilidade, a procura pelo serviço ainda é tímida. Luís Fernando Moreira, sócio da Organização Contábil Moreira, relata que os clientes ainda estão ligando para tirar dúvidas e começam a juntar a documentação. “O pessoal começou agora a se manifestar”, observa. O escritório costuma elaborar cerca de 700 declarações anualmente, mas o maior fluxo ocorre em abril.

O contador observa que neste ano o contribuinte deve estar especialmente atento para duas exigências. Será necessário incluir o CPF de todos os dependentes, não apenas daqueles acima de 12 anos como antigamente. Também são exigidas informações mais detalhadas dos imóveis, como área e registro de inscrição em órgão público e cartório, informações que os contribuintes precisam reunir com certa antecedência. “É uma coisa que a pessoa geralmente não tem em mãos”, explica.

O advogado especialista em Direito Tributário, Rodrigo Bley, do escritório Ogusuku & Bley Advogados, destaca que a Receita Federal está cada vez mais exigente na prestação de dados. “O objetivo é evitar fraudes e sonegações. Portanto, o contribuinte dever redobrar a atenção para evitar cair na malha fina e ter problemas com o Fisco”, orienta.

A Receita Federal alerta que os contribuintes obrigados a entregarem a declaração e que perderem o prazo de entrega estão sujeitos à multa de 1% do imposto devido ao mês, limitado a 20% e respeitado o valor mínimo de R$ 165,74.

Instituições de ensino oferecem auxílio

159 mil devem prestar contas ao Leão Estudantes da Unip atenderão nos dias 6, 13 e 27 de abril. Crédito da foto: Divulgação

Instituições de ensino de Sorocaba oferecerão auxílio no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Na Universidade Paulista (Unip), o serviço será oferecido por alunos do curso de Ciências Contábeis, gratuitamente. O atendimento será por ordem de chegada e acontecerá nos dias 6, 13 e 27 de abril, das 9h às 13h. Os interessados devem comparecer ao local com toda a documentação necessária. O campus Sorocaba da Unip fica na avenida Independência, 210, bairro Éden.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Sorocaba farão plantões de auxílio, gratuitamente, nos dias 18 e 25 de março, das 8h às 11h30. Os interessados precisam comparecer na unidade, nas datas indicadas e com os documentos necessários. A Anhanguera de Sorocaba fica na avenida Armando Pannunzio, 1.478, no Jardim Vera Cruz.

Na Escola Técnica (Etec) Fernando Prestes, o auxílio é oferecido pelos alunos dos cursos de Contabilidade e Finanças, que integram o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O atendimento será entre os dias 10 e 25 de abril, em dois horários: das 13h30 às 16h e das 19h30 às 21h.

Além disso, a instituição terá um auxílio adicional, nos dias 29 e 30, para que o contribuinte possa verificar se caiu na malha fina. “Às vezes a pessoa declara e não acompanha”, diz Benedita Maria Faria, coordenadora dos cursos de Contabilidade e Finanças.

O atendimento é agendado, a partir de 1º de abril, pelo telefone (15) 3221-9677 e pelo site www.etecfernandoprestes.com.br. A Etec pede a doação de um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

A Universidade de Sorocaba (Uniso), assim como em outros anos, também vai realizar atendimentos. O cronograma será divulgado nos próximos dias

Galeria

Confira a galeria de fotos