Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pesquisa do Ciesp revela confiança de empresários

12 de Abril de 2019 às 00:12
Ana Claudia Martins [email protected]

Pesquisa do Ciesp revela confiança de empresários O diretor regional do Ciesp analisou dados do levantamento. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Os empresários de Sorocaba e região pretendem investir e contratar mais neste ano em relação a 2018, segundo pesquisa divulgada ontem pelo diretor da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Erly Domingues de Syllos. A pesquisa ouviu 140 empresários de três setores (serviços, indústria e comércio) e buscou identificar a opinião dos empresários sobre o cenário econômico e político nestes 100 dias do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

[irp posts="32476" ]

 

Chamada de “Expectativas Empresariais da Região de Sorocaba para 2019”, o levantamento apontou que 54% dos empresários acreditam que o desempenho de seu setor este ano será melhor do que no ano passado, e que 28% confiam que será muito melhor. Só 17% acreditam que será igual a 2018 e apenas 1% que será pior ou muito pior. O setor mais otimista com o cenário econômico em 2019 é o comércio: 95% dos empresários acreditam que 2019 será um ano melhor ou muito melhor do que 2018.

Para o diretor regional do Ciesp, o resultado da pesquisa demonstra que os empresários de Sorocaba e região estão otimistas em relação aos rumos da economia do País para este ano. “Os empresários estão confiantes com o novo governo e com a recuperação da economia. Eles apostam na aprovação da reforma da Previdência para iniciar os investimentos e, com isso, gerar mais empregos, que é o que o Brasil precisa”, destaca Syllos.

Em relação ao cenário político, 65% dos entrevistados acreditam que 2019 será um ano melhor ou muito melhor do que 2018, contra 15% que apostam que será pior ou muito pior, e 20% estável.

Dos 140 empresários entrevistados, 52% são do ramo de serviços, 34% da indústria e 14% do comércio. Desses entrevistados, 52% ocupam os cargos de diretoria, gerência ou analista. A Regional do Ciesp Sorocaba compreende 47 cidades. O estudo foi feito em parceria com a Verbo Comunicação.

Investimentos

Para o empresariado de Sorocaba e região o cenário é ainda mais otimista este ano em relação aos investimentos: 54% dizem que a expectativa é de aumento em 2019. O número é bem superior quando comparado com os 15% dos que pretendiam fazer investimentos no ano passado. Outros 29% pretendem manter o mesmo volume de investimentos do ano anterior, 5% veem uma diminuição e 12% não souberam responder.

Em relação às contratações, 44% dos entrevistados disseram ter expectativa de aumento do quadro de funcionários este ano, contra 12% de diminuição e 37% de estabilidade. Em 2018, 40% dos entrevistados responderam que reduziram o quadro de pessoal, 16% fizeram contratações e 38% mantiveram o número.

Entraves

A pesquisa também mostrou os principais entraves para o crescimento e competitividade. Para 42%, a tributação é a principal barreira. Outros 35% apontaram a burocracia e 31% a falta de investimentos. Nessa questão, mais de um item podia ser assinalado pelo empresário.

O setor industrial destacou a carga tributária como principal empecilho (57%), seguido pela burocracia (30%), investimentos (24%) e o crédito para capital de giro e taxas de juros (24%). (Ana Cláudia Martins)