Buscar no Cruzeiro

Buscar

Número de contribuintes do IR cresce 5% em Sorocaba

01 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Número de contribuintes do IR cresce 5% Governo não corrigiu tabela e com isso mais pessoas são obrigadas a pagar imposto. Crédito da foto: Reprodução

A Receita Federal espera receber quase 168 mil declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020 em Sorocaba. O número representa 8.936 declarações a mais em relação ao total previsto para o ano passado, que foi de 159 mil declarações. A estimativa para 2020 é 5,6% maior em relação a 2019.

As informações foram divulgadas pelo delegado da Receita Federal do Brasil em Sorocaba, Ari José Brandão Júnior. Segundo os dados informados, só em Sorocaba a Receita Federal espera receber 167.936 declarações do IRPF 2020.

Já em relação a região de abrangência da Receita em Sorocaba, que compreende 52 municípios, a previsão é receber este ano 455.196 declarações no total. O número é 6,1% maior ante as declarações do IRPF 2019, cujo total foi estimado em 429 mil no ano passado. O aumento corresponde a 26.196 declarações a mais este ano.

Para Luís Fernando Moreira, da Organização Contábil Moreira, a “mordida do leão” deverá ser maior este ano e pesar mais no bolso do contribuinte porque o governo não corrigiu a tabela do IR, o que na prática significa aumento do imposto e do número de pessoas que pagam.

De acordo com a Receita Federal, as pessoas físicas que são obrigadas devem apresentar a declaração a partir de amanhã, dia 2 de março. O prazo termina no dia 30 de abril.

Já as empresas, bancos e corretoras de valores tiveram até a última sexta-feira, dia 28, para enviar aos contribuintes os informes dos rendimentos referentes a 2019. Os informes são necessários para preencher a declaração. Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto foi pago de imposto ao longo do ano e verificar se houve sonegação ou não.

Entre outras condições, estão obrigadas a apresentar a declaração do IRPF 2020 as pessoas que receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.

Conforme a Receita, há três formas de elaboração e entrega da declaração: pelo computador, usando o Programa Gerador da Declaração (PGD); por meio de dispositivos móveis, tablets e smartphones, além do serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Portal e-CAC, também pelo computador.

O PGD e todas as informações estão disponíveis no site da Receita. Este ano, por falta de previsão legal, não é mais dedutível o valor de contribuição patronal paga à Previdência pelo empregador doméstico.

Restituição começa antes

Este ano, o cronograma dos lotes de restituição foi antecipado. Antes a restituição começava em junho e este ano o primeiro lote será em maio. O número de lotes também foi reduzido de sete para cinco. (Ana Claudia Martins)