Buscar no Cruzeiro

Buscar

Medida Provisória da Liberdade Econômica: veja o que muda

24 de Agosto de 2019 às 22:00

MP da Liberdade Econômica, veja o que muda Proposta flexibiliza regras trabalhistas e elimina alvarás para atividades de baixo risco. Crédito da foto: Arquivo Agência Brasil

Aprovada pelo Senado no último dia 21, a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica pretende, segundo o governo, diminuir a burocracia e facilitar a abertura de empresas, principalmente de micro e pequeno porte.

Na votação os senadores retiraram do texto três artigos que alteravam o trabalho aos domingos. O texto aprovado pela Câmara autorizava que a folga semanal de 24 horas do trabalhador fosse em outros dias da semana, desde que o empregado folgasse um em cada quatro domingos.

Os senadores entenderam que o trabalho aos domingos era estranho ao texto original e poderia gerar questionamentos na Justiça por causa de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe emendas distintas da MP original. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), comprometeu-se e encaminhar projeto de lei sobre o tema.

MP da Liberdade Econômica, veja o que muda Registro de ponto passa a ser obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários. Crédito da foto: Divulgação

Outro ponto que provocou questionamentos foi uma brecha que, para alguns senadores, autorizariam o desmatamento automático caso órgãos do meio ambiente atrasassem a emissão de licenças ambientais. Para permitir a aprovação da MP, o governo fez um acordo e prometeu editar um decreto para deixar claro que a dispensa de licenças para atividades de baixo risco não valerá para questões ambientais.

[irp posts="156340" ]

 

Entre as principais mudanças, a proposta flexibiliza regras trabalhistas e elimina alvarás para atividades de baixo risco. O texto também separa o patrimônio dos sócios de empresas das dívidas de uma pessoa jurídica e proíbe que bens de empresas de um mesmo grupo sejam usados para quitar débitos de uma empresa. (Wellton Máximo - Agência Brasil)

MP da Liberdade Econômica, veja o que muda

MP da Liberdade Econômica, veja o que muda

MP da Liberdade Econômica, veja o que muda

Galeria

Confira a galeria de fotos