Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guedes: construção gerou empregos na crise

04 de Dezembro de 2020 às 00:01

Guedes: construção gerou empregos na crise Setor da economia teve crescimento nos últimos meses. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (11/7/2019)

Ao participar de encontro do setor ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, elogiou o desempenho, que considerou surpreendente, da construção civil desde a chegada da pandemia. “A construção civil atravessou toda a crise criando empregos. Esperava que todos setores caíssem, mas vocês criaram empregos e preservaram vidas na pandemia”, disse o ministro.

Segundo Guedes, os juros baixos, que “vieram para ficar”, abriram um boom no setor de construção que deve durar de dez a 15 anos. “Não se via há décadas juros tão baixos nesse setor”, afirmou.

Junto com as indústrias de alimentos e de transportes, a construção civil está entre os três setores de destaque na pandemia, recusando-se a tomar conhecimento da crise, afirmou Guedes durante encontro promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O ministro confirmou que o governo irá apresentar uma proposta exata de meta fiscal para 2021, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). A equipe econômica resolveu abandonar a “meta flexível” de déficit primário para o próximo ano após o órgão de controle alertar que a estratégia violava a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A meta é o resultado das contas a ser perseguido pela equipe econômica e reflete a diferença entre receitas e despesas. Desde 2014, o Brasil tem déficit nas suas contas porque gasta mais que arrecada.

Guedes argumentou que os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 impediram o governo de formular uma projeção crível de receitas na primeira metade do ano. (Estadão Conteúdo)