Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo decide incluir Saúde e SAE em grupo que definirá retomada da economia

15 de Abril de 2020 às 09:33

Ministério e Estado divulgam medidas Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Crédito da foto: Carolina Antunes / PR (29/1/2020)

O governo federal incluiu o Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) no grupo que irá definir ações para a retomada da economia. O grupo foi instituído nesta terça-feira, 14, com 16 órgãos, mas a pasta da Saúde tinha ficado de fora. A nova composição está formalizada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.

De acordo com a resolução de ontem, o grupo de trabalho interministerial irá pensar ações estruturantes e estratégicas para recuperação, crescimento e desenvolvimento do País, em resposta aos impactos relacionados ao novo coronavírus. O grupo funcionará no âmbito do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento da Covid-19 e será coordenado pela Casa Civil da Presidência.

O plano final de ação do grupo deve ser apresentado em até 90 dias e deve prever propostas de medidas normativas e legislativas, articulação com Estados, municípios e empresas públicas e a proposição de diretrizes para a destinação de emendas parlamentares por meio de articulação com o Congresso Nacional. O grupo deverá apresentar ao ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, relatórios parciais de suas atividades a cada 15 dias.

Além da Casa Civil, e agora Saúde e SAE, integram o grupo os ministérios das Relações Exteriores, Defesa, Economia, Infraestrutura, Agricultura, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Regional, e ainda Controladoria-Geral da União, Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Governo da Presidência, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e Advocacia-Geral da União. (Luci Ribeiro-Estadão Conteúdo)