Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fluxo em pedagiadas sobe 5,1% em setembro

10 de Outubro de 2020 às 00:01

Fluxo em pedagiadas sobe 5,1% em setembro Expectativa é de crescimento. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (8/9/2020)

O fluxo de veículos em rodovias com pedágio manteve em setembro a tendência de crescimento marginal ao avançar 5,1% na comparação com agosto, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados ontem pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e pela Tendências Consultoria Integrada.

O crescimento foi puxado pela recuperação do fluxo de veículos leves, que cresceu 6,1% na passagem do oitavo para o nono mês. O fluxo de veículos pesados também mostrou crescimento, de 2,7% na margem.

Os veículos pesados são destaque, por outro lado, na comparação com setembro de 2019. Nesta base, o fluxo de veículos do tipo cresceu 5% no nono mês de 2020, enquanto o fluxo de veículos leves cedeu 8,1%. O fluxo total medido pela ABCR teve queda de 4,8%.

“As recentes políticas de sustentação de renda impulsionam bens de consumo, contribuindo para o transporte de cargas. Por outro lado, o fluxo de leves está ligado ao desdobramento da Covid-19”, afirma, em nota, a analista Andressa Guerrero, da Tendências. Ela observa que houve queda no fluxo de veículos leves mesmo com o feriado prolongado de 7 de setembro.

No acumulado de 2020, a ABCR e a Tendências apuraram contração de 16,3% no fluxo total de veículos em estradas pedagiadas. (Cícero Cotrim - Estadão Conteúdo)