Buscar no Cruzeiro

Buscar

Construtora Planeta projeta vendas de imóveis ainda maiores em 2020

14 de Dezembro de 2019 às 00:01

Planeta projeta vendas ainda maiores em 2020 Henrique Penteado, diretor. Crédito da foto: Divulgação

O mercado imobiliário em Sorocaba vive um bom momento. O ritmo de 2019 projeta fechamento do ano com registros de crescimento e o mesmo deve se repetir em 2020.

Esta avaliação é feita pelo diretor comercial da Construtora Planeta, Henrique Penteado, com base em desempenhos da empresa e de estudo do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) para o município. A construtora atua há 21 anos em Sorocaba.

[irp posts="11078" ]

 

O bom momento para o setor também aparece nos números da construção civil. De acordo com pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o PIB da construção civil em 2019 deverá crescer cerca de 2%. E a expectativa é que no ano que vem a evolução chegue aos 3%.

Segundo Henrique Penteado, o desempenho da construtora reflete e até supera esse cenário: “Desde o ano passado percebemos aumento relevante nas vendas no setor imobiliário tomando como referência o nosso desempenho histórico de vendas”. De acordo com ele, de 2017 para 2018 a Construtora Planeta registrou crescimento de aproximadamente 40% em vendas. Comparando o volume de vendas de 2018 para 2019, o ritmo se mantém nessa mesma faixa.

O diretor comercial da construtora informa que esse crescimento ocorre de uma forma geral no mercado de imóveis. Como exemplo, cita estudo do Secovi que mostra que Sorocaba apresentou, no acumulado de outubro de 2018 e setembro de 2019, um crescimento em vendas de 7% em valor geral. E o estoque de imóveis na cidade -- unidades colocadas à venda -- caiu 23% no comparativo entre setembro de 2018 e setembro de 2019.

Na análise de Henrique Penteado, as razões para esse desempenho começam pela perspectiva de melhora da economia, comportamento que já vem acontecendo. Um segundo ponto de destaque é que o imóvel, além de servir à moradia, é também opção de investimento: “Além de ser opção de investimento mais segura, o imóvel voltou a ser uma ótima opção de investimentos à medida em que a taxa de juros vem caindo, atingiu com 5% ao ano.”

Em outro aspecto, ele lembra que com a redução da taxa Selic “o imóvel voltou a ser ótima opção de investimento, tanto para quem compra para locação como para revender.”

Para 2020, no raciocínio de Henrique Penteado, a perspectiva é de uma retomada ainda mais intensa à medida em que a previsão de crescimento da economia brasileira praticamente dobrou. (Carlos Araújo)