fbpx
Economia

Comércio deve contratar 1.500 temporários em Sorocaba

Estimativa da Associação Comercial é para as vendas de fim de ano, incluindo shoppings
Lojas reforçam equipes de vendedores para atender o maior número de clientes nesta época. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

A expectativa de contratação de temporários no comércio sorocabano teve queda de 53% na comparação com a do ano passado. De acordo com estimativa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), a partir de pesquisa com comerciantes, devem surgir 1.500 oportunidades de trabalho temporário neste final de ano. Em 2017 eram 2.300.

Segundo o economista da Acso, Rafael Muscari, embora tenha registrado grande queda na expectativa de contratações, o segmento de serviços e comércio varejista continua sendo os que mais pretendem abrir vagas neste ano. “As contratações tendem a ser menores, devido as oscilações dos indicadores econômicos e a crise que atingiu as empresas nos últimos anos”, avalia. Ainda assim, o período de festas de fim de ano é considerado o mais importante para o comércio.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Acso, 28% dos comerciantes ouvidos — entre lojistas da região central e de shoppings — pretendem contratar funcionários a partir de novembro. O levantamento registrou que 17% dos lojistas ainda estão em dúvida na contratação, devido a atual situação da economia no País. Dentre os entrevistados, 44% disseram que irão contratar pelo menos um profissional e 30% pretendem gerar pelo menos duas vagas. Do total de lojistas, 32% afirmou ter contratado temporários em 2017.
O setor do comércio, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentou saldo positivo de 48 vagas em setembro. Nos últimos 12 meses, entretanto, o resultado é quase estável, com perda de sete postos de trabalho.

Qualificação

A fim de facilitar as contratações de fim de ano, a Acso, em parceria com o Ciesp Sorocaba e Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), promove entre 5 e 9 de novembro a 11ª edição do Capacita + Circuito do Emprego, que oferece qualificação profissional, com treinamento e ofertas de emprego, aos que participarem do projeto e buscam uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.

A capacitação ocorre no PTS, na avenida Itavuvu, 11.777. No dia 9 os participantes do Capacita que atingirem 75% de aproveitamento estarão no Circuito do Emprego, em que representantes de empresas vão analisar currículos e fazer entrevistas de emprego.

Os interessados em participar podem ainda se inscrever gratuitamente hoje ou na segunda-feira na sede da Acso, na rua da Penha, 535, Centro; na unidade da Acso no Shopping Cidade Sorocaba, na avenida Itavuvu, 3.373, no Jardim Santa Cecília; e no Ciesp, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no Alto da Boa Vista. As inscrições também podem ser feitas no PTS.

É preciso levar RG, CPF (originais) e carteira de trabalho. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

Comentários