China intervém em instituições financeiras

Por

Reguladores da China informaram que intervieram em nove instituições financeiras, entre elas seguradoras, com a intenção de proteger os interesses de investidores e evitar riscos sistêmicos. A Comissão Bancária e de Seguros da China afirmou ontem que assumiria o controle, entre elas, de quatro seguradoras -- Huaxia Life Insurance, Tianan Life Insurance, Tian An Property Insurance e Yian Property Insurance, e de duas companhias fiduciárias -- New China Trust e New Times Trust.

A mudança do comando entrou em vigor ontem e durará ao menos um ano. Seis grandes seguradoras e instituições financeiras do próprio país devem assumir a custódia dos negócios, informou o regulador .

Também ontem, o regulador disse que assumirá o controle da New Times Securities, da Guosheng Securities e da Guosheng Futures, também por um ano, segundo a agência estatal Xinhua.

As intervenções foram a primeira grande ação regulatória de Pequim neste ano, após autoridades assumirem o controle e ajudarem com empréstimos vários bancos regionais em 2019. (Estadão Conteúdo e agências internacionais)