Centro de pesquisa da Schaeffler desenvolve tecnologias em mobilidade
Ao completar 60 anos no Brasil, a Schaeffler direciona seu foco para a inovação. No centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sorocaba foram sete patentes registradas e mais 193 notificações de inventos em 2017. Em nível global, a empresa busca ir além do papel de uma fornecedora de mecânica de precisão para se tornar uma fornecedora de soluções. A empresa adota a estratégia “mobility for tomorrow” (mobilidade para o futuro).
As quatro áreas estratégicas de atuação são os veículos ecológicos, mobilidade urbana, mobilidade interurbana e cadeia energética. Em todos os projetos o enfoque é em tecnologia e sustentabilidade.
A empresa está em Sorocaba desde 1975, com a chegada da Luk. Atualmente, tem unificadas as suas marcas (Luk, INA, FAG e Ruville) sob a marca corporativa global Schaeffler. Na cidade, são mais de 3.500 funcionários em duas fábricas e um centro de pesquisa. Em todo o mundo são 72 plantas e 18 centros de pesquisa e desenvolvimento, que empregam 92 mil pessoas em 50 países.
O presidente e CEO da Schaeffler América do Sul, Marcos Zavanella, ressalta que em 2017 a empresa teve 2.382 patentes registradas em todos os países de atuação. “Isso nos coloca na Europa como a segunda empresa com maior número de inovações e pedidos de patentes”, diz.
“Nós estamos no meio de uma revolução industrial”, avalia Claudio Castro, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento na América do Sul. Ele observa que muitas indústrias se viram diante de transformações tecnológicas e comportamentais e não conseguiram assimilar a nova realidade. “A transformação está acontecendo e precisamos estar preparados para ela.” O diretor aponta que na região de Sorocaba há uma boa oferta de mão de obra qualificada, necessária para esse tipo de trabalho.
Na mobilidade urbana, a empresa projeta soluções que vão desde módulos híbridos e eixo elétrico até a roda elétrica, que podem ser utilizados em veículos híbridos e carros totalmente elétricos. Aplicadas em conjunto, as tecnologias seriam capazes de reduzir em 10% as emissões de dióxido de carbono.
A empresa tem o protótipo de um veículo, o Schaeffler Mover, altamente automatizado, pequeno e para uso urbano. Com acionamento do cubo de roda e sistema de direção de 90 graus, oferece uma plataforma para uma ampla variedade de conceitos de veículos, como robô-táxis ou veículos de transporte autônomos. Zavanella destaca, porém, que a empresa não pretende produzir veículos para o mercado e sim desenvolver os componentes e soluções para as montadoras.
O presidente da Schaeffler na América do Sul observa que muito além dos consagrados rolamentos e embreagens para veículos, a empresa produz soluções para diversos setores, como a London Eye (a famosa roda gigante de Londres), a Fórmula E, coletores solares e até para uma sonda que foi a Marte. Os esforços da empresa resultaram em um crescimento de 5% das vendas entre 2006 e 2017, segundo Zavanella.