Buscar no Cruzeiro

Buscar

Calendário de pagamento do IPVA tem início nesta quarta

09 de Janeiro de 2019 às 09:44

Devem ser arrecadados R$ 14,9 bilhões no Estado com o IPVA este ano. Foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

O calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado de São Paulo começa nesta quarta-feira (09). Vence hoje o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, ou do parcelamento em três vezes para os veículos com final de placa 1. Amanhã, dia 10, vence o prazo para os veículos com final de placa 2, e na sexta-feira final de placa 3.

Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e regularizar o imposto, conforme a Secretaria da Fazenda. Acompanhe as datas no calendário publicado ao lado.

Há três opções para a quitação do imposto: à vista com desconto de 3% (janeiro); à vista sem desconto (em fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. O pagamento deve ser feito em uma agência bancária credenciada com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).

O contribuinte pode utilizar os terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, ou ainda a internet ou débito agendado, além de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA 2019 também pode ser pago em casas lotéricas.

Para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a própria taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito.

Devem ser arrecadados R$ 14,9 bilhões no Estado com o IPVA este ano. Deste total, descontadas as destinações constitucionais, o valor é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos proprietários, e os outros 50% para o Estado, de acordo com a secretaria. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos