Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasileiros esperam inflação em 4,9% nos próximos 12 meses

21 de Fevereiro de 2019 às 09:53

Brasileiros esperam inflação em 4,9% nos próximos 12 meses Os consumidores estão mais otimistas em relação à situação econômica do país - Foto: Luiz Setti (16/10/2015)

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação no país ficará em 4,9% nos próximos 12 meses, segundo pesquisa feita em fevereiro deste ano pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é inferior aos 5% previstos pelos consumidores na pesquisa de janeiro e é a menor desde julho de 2007 (4,8%).

[irp posts="77369" ]

 

Segundo a economista Viviane Seda Bittencourt, da FGV, a estimativa de inflação pelos consumidores vem caindo nos últimos quatro meses, ou seja, desde a conclusão da eleição. Os consumidores estão mais otimistas em relação à situação econômica do país e à redução das incertezas. A expectativa é que esse resultado se torne estável ou tenha pequenas variações.

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumula taxa de 3,78% em 12 meses. (Vitor Abdala - Agência Brasil)