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Economia

Bom relacionamento gera fidelidade de clientes

Apostar no marketing de experiência melhora a qualidade do atendimento
O velho e bom relacionamento entre as pessoas é um diferencial a ser aproveitado para sobressair-se em meio à concorrência
O velho e bom relacionamento entre as pessoas é um diferencial a ser aproveitado para sobressair-se em meio à concorrência. Crédito da foto: Pixabay

 

A globalização e a tecnologia acirraram a concorrência entre as empresas. O cliente, cujas opções de compras antes se limitavam a lojas físicas, hoje se depara com uma gama imensurável de produtos e serviços on-line. A internet trouxe benefícios e também novos desafios às empresas.

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O especialista em gestão estratégica de negócios Marco Antônio Oliveira considera que apostar no marketing de experiência melhora a qualidade do atendimento. “Os consumidores têm mais opções do que nunca e eles sabem disso. Graças à internet, eles podem ter quase tudo que procuram, quando procuram. Como resultado, valorizam cada vez mais grandes experiências e a capacidade de se conectar com outras pessoas”, afirma.

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De acordo com Oliveira, hoje todos na empresa precisam saber como ser criativos. “A maneira com que os funcionários atendem o telefone, com que respondem uma solicitação, com que cumprem os prazos, a frequência que dizem não às pessoas, tudo isso ajuda a criar uma pontuação sobre a sua experiência”, enfatiza Oliveira, que é sócio-proprietário da consultoria para negócios O4B Open for Business.

“Se existe uma coisa que podemos aprender com grandes marcas é a questão da fidelidade. Grandes experiências geram fidelidade e, quando uma pessoa, empresa, profissional ou parceiro de negócios é fiel a uma marca, trocá-la se torna mais doloroso e cria um grande laço emocional entre os envolvidos”, enfatiza o especialista em gestão estratégica.

Segundo Oliveira, o marketing de experiência não é apenas uma solução para evitar o abandono dos clientes, barrar a concorrência ou garantir a satisfação dos consumidores. “É uma solução para ter os clientes próximos, construindo uma comunidade entorno da sua marca”, diz.

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O consultor recorda que, de fato, a primeira impressão é a que fica. “Sabe aquela pessoa que, assim que você conhece, você não vai com a cara? Então, com a experiência acontece a mesma coisa. E como sabemos, mesmo que depois essa pessoa se torne sua amiga, o desafio de transformar antipatia em simpatia é difícil.” (Da Redação)

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