Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aneel suspende corte de energia elétrica para famílias pobres

27 de Março de 2021 às 00:01

Aneel suspende corte de energia elétrica para famílias pobres Medida vale para inscritos no programa Tarifa Social. Crédito da foto: Marcelo Camargo / Arquivo Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu os cortes no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento das contas de luz de famílias de baixa renda até 30 de junho. A medida valerá para os consumidores inscritos no programa Tarifa Social e deverá atender 60 milhões de pessoas. A decisão foi aprovada ontem pela diretoria do órgão regulador em reunião extraordinária.

A medida abrange todos os consumidores que necessitam de energia para manter em funcionamento equipamentos essenciais à vida e os que não estejam recebendo a fatura impressa. O mecanismo aprovado pela Aneel é semelhante ao adotado no ano passado, quando a proibição foi mais ampla e valeu para todos os consumidores.

Bandeira amarela

A Aneel também informou ontem que vai manter a bandeira amarela no mês de abril. Com isso, as contas de luz seguem com a cobrança de uma taxa adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidores (kWh). (Estadão Conteúdo e Redação)