Economia

Acso promove curso para contratações temporárias

São 500 vagas de capacitação para desempregados trabalharem neste fim de ano
Acso promove curso para contratações temporárias
Novembro e dezembro são meses de maior movimento no varejo. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (14/3/2017)

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) abre nesta quarta-feira (17) inscrições para cursos de qualificação a interessados em conseguir vaga de trabalho temporário no fim do ano. A expectativa é preparar cerca de 500 pessoas que buscam uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. A 11ª edição do Capacita é realizada pela Acso em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo de Sorocaba (Ciesp) e Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

A capacitação será realizada entre 5 e 8 de novembro das 13h às 18h no PTS, localizado na avenida Itavuvu, 11.777. Os temas abordados serão: os segredos do processo seletivo, comunicação, trabalho em equipe, atendimento ao cliente, vendas, desenvolvimento do cérebro, finanças e reforma trabalhista.

Os interessados em participar do curso devem ter a partir de 16 anos e estar fora do mercado de trabalho. É necessário levar RG, CPF (originais) e carteira de trabalho. Os menores de 18 devem estar acompanhados do responsável.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (17) na sede da Acso, na rua da Penha, 535, no Centro; no shopping Cidade Sorocaba, na avenida Itavuvu, 3.373; e no Ciesp,na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no Alto da Boa Vista; ou no PTS.

Para facilitar a inserção no mercado de trabalho, no dia 9 de novembro, das 13h às 18h, será realizado o Circuito do Emprego, para os participantes que atingirem 75% de aproveitamento do Capacita. Representantes das empresas estarão no PTS para analisar os currículos e fazer entrevistas. Os currículos de pessoas que não forem contratadas ficarão disponíveis para associados e filiados às entidades participantes.

Leia mais  Trabalhadores entram em greve após LG deixar setor de celular

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertem) aposta que neste ano a contratação de temporários deve ser 10% maior em comparação ao ano passado. Em 2017 o comércio sorocabano abriu 2,3 mil vagas entre os meses de outubro e dezembro, conforme a Acso. A entidade ainda não divulgou estimativa local de contratações para este ano. Em todo o País a estimativa é de 434 mil novos postos de trabalho temporário.

Segundo Camilla Ortega, recrutadora de uma empresa de Recursos Humanos (RH), a projeção de contratações no último trimestre de 2018 é 30% maior em comparação com o período anterior — entre julho e setembro. Parte dessas vagas são na indústria, onde as contratações acontecem principalmente entre agosto e outubro, e no comércio, a partir de novembro. “Os dois últimos meses do ano são os que o varejo mais contrata, seja para vendas diretas ou para a área de logística”, diz Camilla.

A especialista destaca que a alteração na Lei 6019/74 (da terceirização), em vigor desde abril de 2017, é fator preponderante para essa alta nas contratações temporárias, pois amplia o prazo do contrato para até 180 dias, que poder ser prorrogado por mais 90. “A oportunidade temporária pode ser uma porta de entrada para um emprego efetivo na empresa”, afirma. Segundo a recrutadora, na agência em que trabalha, cerca de 40% dos profissionais contratados para vagas temporárias são efetivados.

Para alcançar a sonhada efetivação, Camilla afirma que o empregado precisa demonstrar suas habilidades: “um profissional que mostra dedicação e comprometimento tem todas as chances de ser efetivado.” (Larissa Pessoa)

Comentários