Brasil é campeão mundial no consumo de café

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As amigas Angélica e Lucinda dizem que a conversa fica melhor se acompanhada por café - Foto: Fábio Rogério (21/05/2019)

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Brasil é campeão mundial no consumo do café

A maior parte dos consumidores de café especial prefere usar o produto em grãos - Foto: Fábio Rogério (21/05/2019)

O Brasil é considerado o maior fornecedor de cafés especiais do mundo. Ao longo da safra, a produção de cafés especiais é praticamente toda comercializada, sendo 90% dela destinada à exportação e 10% ao consumo interno. A demanda interna e externa deste tipo de produto é crescente e a nação do café já acompanha em ritmo forte essa tendência mundial. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a maior parte dos consumidores está consumindo o café especial em grãos, representando entre 40% e 50% do volume total de vendas.

 

Esse tipo de cliente gosta da experiência de moer o próprio café em casa e está disposto a investir no maquinário para tal, como moedores. São os chamados coffee lovers! Mas, o que torna um café especial? O estudo encomendado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) considera café especial o produto com pontuação maior que 80 no índice de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association (SCA), certificação de origem e sustentabilidade, rastreabilidade, 100% arábica  cultivado a pelo menos 800 metros acima do nível do mar e preço premium. Em termos gerais, estas qualificações garantem um café com fragrância, uniformidade, ausência de defeitos, sabor, corpo, finalização e harmonia muito superiores aos café de grãos tradicionais.

 

Segundo a BSCA, alguns fatores explicam o crescimento do consumo de cafés especiais, começando pelo trabalho de estímulo à produção e à capacitação de produtores, que precisam ser diferenciadas, assim como a qualificação de baristas e, claro, do próprio desejo de consumidores, que têm buscado cafés de excelência para vivenciar uma experiência gustativa diferente, proporcionada por grãos que possuem atributos sensoriais perfeitos, com corpo e acidez equilibrados.

 

A pesquisa também identificou um grande número de cafeterias gourmets no Brasil. Segundo o levantamento, há um número aproximado de 13 mil estabelecimentos que vendem café premium no País e a maioria deles se dedica mais à experiência de tomar café do que à simples venda de produtos. Esse tipo de cafeteria oferece cursos de métodos de preparo com variadas origens de café, além da presença constante de baristas profissionais. O café especial torrado exige uma torra fresca, já que com os dias há perdas de sabores e aromas causados pela oxidação.

 

Ana Cláudia Martins

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