Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zi Cossermelli apresenta a mostra ‘Fluir’ em Sorocaba

28 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Zi Cossermelli apresenta a mostra ‘Fluir’ A proposta da artista é dar ao visitante uma ideia de como as obras expostas ficariam em ambientes reais. Crédito da foto: Reprodução

Ilusões de movimento e fluidez, criados a partir da opacidade e da transparência das camadas de tinta acrílica, compõem uma atmosfera quase líquida na exposição “Fluir” da artista visual Zi Cossermelli, que será aberta nesta sexta-feira (28), às 18h, na Fernanda Monteiro Galeria de Arte. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Pensadas especialmente para este espaço expositivo, as telas de Zi Cossermelli ocuparão duas salas com sugestões de design de interiores. A proposta da artista, em conjunto com a galeria, é dar ao visitante uma ideia de como as obras expostas ficariam em ambientes reais, criando um apelo também decorativo.

“Seus arranjos cromáticos e a gestualidade de suas pinceladas sugerem ora fundos impressionistas, como tranquilas paisagens litorâneas de [Joaquin Sorolla], ora são tão arrebatadores e passionais quanto os ‘olhos de ressaca’ de Capitu [personagem do romance ‘Dom Casmurro’, de Machado de Assis], intercalando ritmos que nos despertam para o sensório”, afirma Fernanda Monteiro, artista visual e proprietária da galeria, que também assina o texto curatorial.

[irp posts="18844" ]

 

Zi Cossermelli dedica-se à pintura desde a infância. A partir da década de 1990, recorre à técnica da aquarela sobre papel e seda. Atualmente trabalha com tinta acrílica sobre tela, utilizando sobreposições cromáticas conforme já explorava na aquarela. Com traço e ação gestual fortes busca abstrair figuras, objetos e paisagens.

“Sensível e imaginativa, se vale da pintura como um ato de escrever íntimo e combina as cores com um resultado cromático que é o núcleo principal de sua pesquisa/ação”, acrescenta Fernanda Monteiro.

“Fluir” reúne uma série com 13 obras datadas entre 2019 e 2020 e marca a inauguração do “Calendário Arco Sorocaba”. O calendário semestral recebe o nome Arco, em uma referência às iniciais de arte contemporânea, e contará com três exposições na galeria durante os meses de fevereiro a junho.

A exposição pode ser visitada pelos interessados de terça a sexta-feira, das 15h às 19h, no período de 3 de março a 3 de abril, com entrada gratuita. A Fernanda Monteiro Galeria de Arte fica na rua Gustavo Teixeira, 600, no Mangal.

Outras mostras

Após o encerramento da mostra “Fluir”, o Calendário Arco segue com mais duas exposições: “Homo cromo”, do fotógrafo Paulo Ochandio, com abertura agendada para 8 de abril; e “Anima latente”, da artista performática Silvana Sarti, em parceria com Fábio Florentino, com abertura prevista para 14 de maio.

De acordo Fernanda Monteiro, todos os artistas selecionados para o calendário são da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), preferência concedida pela galeria já há algum tempo à “prata da casa”, tendo em vista o objetivo de contribuir e fortalecer a cena artística local, enfatizando e disponibilizando a produção sorocabana. (Felipe Shikama)