Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viviane Ferreira vai comandar a Spcine

20 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Viviane Ferreira vai comandar a Spcine Viviane Ferreira sucederá a também cineasta Laís Bodanzky. Crédito da foto: ABCAV / Divulgação

A cineasta e advogada Viviane Ferreira será a nova diretora-presidente da Spcine, anunciou ontem (19), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Ela assume o cargo de Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine desde fevereiro de 2019.

À frente da empresa municipal do cinema, Viviane, que é especialista em políticas do setor audiovisual pela Universidade de Brasília (UNB) e advogada com atuação voltada para o direito público, dará continuidade ao trabalho de amparo e desenvolvimento do setor audiovisual no município.

“A Spcine faz parte de uma política de Estado que inova e aponta nortes para o setor audiovisual e cultural da cidade de São Paulo, mas que também influencia o Brasil inteiro”, diz Viviane. “Vivemos um momento político muito delicado, no qual o setor cultural precisa explicar todos os dias a sua importância para a economia e desenvolvimento do País, com todas as especificidades do campo audiovisual. A Spcine deve continuar atuante, contribuindo com o debate e implementando ações que nos permitam enfrentar os desafios políticos do momento.”

Nascida em Lauro de Freitas e criada em Salvador, na Bahia, a cineasta vive em São Paulo há mais de uma década. Ela dirigiu o longa-metragem Um Dia Com Jerusa (2020), exibido em eventos como o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Festival de Tiradentes; documentários como Pessoas - Contar Para Viver (2019); e o curta O Dia de Jerusa (2014), que esteve na seleção de festivais internacionais como de Cannes e de Roterdã.

Em agosto do ano passado, Viviane foi eleita presidente do Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2021, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. (Estadão Conteúdo)