Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vila Assis terá tradicional encenação da Paixão de Cristo

17 de Abril de 2019 às 21:41

Vila Assis terá tradicional encenação da Paixão de Cristo A representação da Paixão de Cristo na Vila Assis acontece há 30 anos. Depois de deixar de ser exibida em 2013, a iniciativa retornou no ano passado. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (31/3/2018)

A morte e a ressurreição de Jesus Cristo serão encenadas ao ar livre na zona leste de Sorocaba no espetáculo “Paixão de Cristo”. A apresentação, nesta sexta-feira (19), terá início às 19h, no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, com encerramento no Morro do Garrido, na Parada do Alto.

O evento é aberto ao público, mas os organizadores pedem a doação de um litro de leite, que será encaminhado para a Associação Amigos dos Deficientes (Amde) e Casa Transitória André Luiz.

O espetáculo, que é realizado pela Associação de Moradores da Vila Colorau, com apoio da prefeitura, tem direção de Alexandro Giovani; direção artística de Mario Persico e envolve cerca de 120 pessoas, direta e indiretamente. Os ensaios ocorrem desde fevereiro, aos domingos, na Vila Assis.

De acordo com os organizadores, a expectativa é de que a encenação atraia um público de quatro mil pessoas.

Com aproximadamente três horas de duração, o espetáculo terá início no palco do Parque dos Espanhóis com a apresentação de 12 cenas. A narrativa vai desde a anunciação do Anjo à Maria até o julgamento e a condenação de Cristo.

Na sequência, ocorre a via crucis, que percorrerá as ruas João Francisco Neves, Marquês de Itu, Campos Salles, Venezuela, José Maria Moreira, Mantiqueira, Montevidéo e Guianas.

Já no Morro do Garrido ocorrerá a ressurreição e, para encerrar, o público terá a oportunidade de conferir um show com o cantor Márcio Martins.

A encenação da Paixão de Cristo existe há mais de 30 anos em Sorocaba e faz parte do calendário cultural da cidade. Em seu auge, a apresentação chegou a reunir um público de 25 mil pessoas. Em 2013, ela deixou de ser exibida, retornando em 2018 e sendo assistida por mais de 4,5 mil pessoas.

O Parque dos Espanhóis fica na rua Campos Salles, sem número.

Espetáculo religioso

No sábado, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Iguatemi apresenta “Cordeiro”, com sessões gratuitas às 19h e 21h. No espetáculo, animais do estábulo embarcam em uma missão de resgate: salvar o cordeiro do sacrifício pascal.

Na antiga cultura judaica, um cordeiro jovem era sacrificado em oferenda durante as comemorações da Páscoa. Os animais do estábulo, temendo pela vida do amigo, iniciam uma jornada para salvar o bichinho.

No caminho, eles encontram Jesus, que se oferece como sacrifício para a salvação de toda a humanidade. A peça é voltada a toda a família e visa relembrar a morte e ressurreição de Cristo.

A igreja fica na rua Campinas, 277, Jardim Iguatemi.

Votorantim e Tietê

A Paixão de Cristo também será encenada em cidades da região. Em Votorantim, o espetáculo acontece nesta sexta-feira (19), às 19h, no campo de futebol da área de lazer do Parque Jataí (avenida Antônio Castanharo, ao lado da pista de bicicross).

Segundo os organizadores, cerca de 250 pessoas estão empenhadas na realização da peça, que chega à 23ª edição -- teve início em 1996.

Para custear o evento, os frequentadores da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, realizaram diversas festas.

Em Tietê, a Paixão de Cristo ocorre sábado, às 20h, na Praça do Divino. Em sua 13ª edição, desde 2013, o espetáculo é realizado pela Cia. Palavra de Arte e tem a direção de Sofia Morás e texto de Joice Monteiro, com apoio da prefeitura.

A montagem conta com cerca de 80 participantes, que realizaram frequentes ensaios desde o mês de fevereiro.

Já em Salto, o tradicional espetáculo “Paixão de Cristo” foi realizado no final de semana passado, no Pavilhão das Artes, e foi visto por cerca de 14 mil pessoas, de acordo com a prefeitura. (Felipe Shikama)