Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viagem no tempo

13 de Abril de 2021 às 00:01

Viagem no tempo O jornalista, escritor e poeta Zeca Corrêa Leite está radicado há 50 anos em Curitiba, onde construiu carreira. Crédito da foto: César Pilatti / Divulgação

A internet tem sido uma boa ferramenta para que o livro “Perfume de Alfazema e Algumas Confissões Perdidas”, do sorocabano Zeca Corrêa Leite, chegue até os leitores. A obra, que fala sobre cartas trocadas entre um casal, pode ser adquirida por WhatsApp e pelas redes sociais. Irônico, não?

O “romance epistolar”, assim definido pelo autor, conta a história de Frederico, um rapaz que escreve correspondências para Júlia, uma jovem com uma realidade diferente da dele, a qual conheceu numa pequena cidade do interior.

São 128 páginas de uma história que se passa entre meados dos anos 40 e 50, e alguns pequenos elementos -- como viagens de trem, o rádio e o sucesso de Carmen Miranda -- mostram a época em que a relação entre Frederico e Júlia acontece.

Viagem no tempo O projeto gráfico da obra concebeu o livro acondicionado numa caixa, como aquelas em que se guardam preciosas cartas. Crédito da foto: Divulgação

O livro surgiu a convite da produtora cultural Monica Drummond e da professora de história das artes Rosemeire Odahara, que queriam produzir um livro com cartas e envelopes em suas páginas, e a sugestão foi dada durante um almoço.

Segundo o autor, o romance é um convite para a leitura de velhas cartas que estariam repousando numa caixa. Aliás, o projeto gráfico de Adriana Alegria é justamente este: o livro dentro de uma caixa.

Longe de casa

Jornalista, escritor e poeta sorocabano, Zeca Corrêa Leite está radicado em Curitiba desde 1970. Recebeu o prêmio de melhor jornalista cultural e, como autor do texto da peça “Quinhentas Vozes”, conquistou o troféu Governador do Estado - Gralha Azul.

Teve reportagens publicadas na revista IstoÉ, Manchete e manteve um espaço fixo na Vejinha Paraná (suplemento que era encartado na revista Veja), além de ter participado de diversas antologias e ter vários livros publicados, entre eles “Domingo, José Vai à Festa”, “Lendas das Águas” e “O Velho e Alguns Escritos”.

A edição da obra contou com a chancela do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, incentivo cultural da Esfera Informática, V.Weiss Logística e Transportes, Opus Múltipla, Cartrom Embalagens e apoio do escritório Cultural Office.

Para adquirir o livro, basta acessar as páginas de Facebook e Instagram (Perfume de Alfazema) ou entrar em contato pelo WhatsApp (41) 99243-9264. Valor do livro: R$ 40,00 + R$ 11,00 (frete). (Da Redação)