Buscar no Cruzeiro

Buscar

Unimed sedia exposição fotográfica 'Expedições'

18 de Outubro de 2019 às 22:29

Unimed sedia exposição fotográfica Cashemira foi um dos locais fotografados pelo médico Ricardo Cadaval. Crédito da foto: Reprodução

A Unimed Sorocaba sedia até o dia 29 a mostra fotográfica “Expedições”, montada no Átrio do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS). A proposta das imagens expostas é transmitir a percepção de como as grandes planícies e algumas das mais altas montanhas do mundo são capazes de se contraporem à falta de liberdade e pequenez do cotidiano, males que afetam grande parte da população.

O autor das 32 fotografias, todas em 70 x 50 centímetros, é o médico nefrologista Ricardo Cadaval. A entrada é gratuita e o local fica aberto 24 horas por dia.

[irp posts="178927" ]

 

“Para mim, espaços realmente amplos significam liberdade. É onde nos sentimos libertos dos laços com a sociedade moderna. Eles nos conscientizam dos nossos próprios limites”, resume Cadaval, que expõe no local pela terceira vez.

Na mostra, o médico revela suas impressões dos locais que visitou e que são carregados de valores históricos e culturais, sempre com riqueza e diversidade de costumes, culturas, crenças e tradições. São exemplos o Irã, Jordânia, Líbano, Nepal, Mongólia, Peru, Chile, Índia, Chapada Diamantina e Lençóis Maranhenses.

A escolha das 32 imagens foi criteriosa e teve como inspiração a obra “Carpe Diem: resgatando a arte de aproveitar a vida”, de Roman Krznaric.

As viagens expedicionárias do médico costumam durar 20 dias, em média. Ele leva pouquíssima bagagem, dispensa o conforto de hotéis refinados e refeições em restaurantes. Costuma acampar e se alimentar ao longo dos percursos.

Assim, já pernoitou em pleno deserto jordaniano; passou três dias e meio absolutamente sozinho na Mongólia; nadou no Mar Morto -- “na verdade, boiei, pois a água é tão salinizada que se torna impossível mergulhar”, brinca -- e percorreu parte do caminho trilhado por Moisés, próximo ao Mar Vermelho, em direção à Canaã (hoje Israel).

O Hospital Dr. Miguel Soeiro fica na rua Antonia Dias Petri, 135, no Parque Santa Isabel. (Da Redação)