Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acervo

Unimed sedia exposição fotográfica 'Expedições'

18 de Outubro de 2019

Unimed sedia exposição fotográfica Cashemira foi um dos locais fotografados pelo médico Ricardo Cadaval. Crédito da foto: Reprodução

A Unimed Sorocaba sedia até o dia 29 a mostra fotográfica “Expedições”, montada no Átrio do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS). A proposta das imagens expostas é transmitir a percepção de como as grandes planícies e algumas das mais altas montanhas do mundo são capazes de se contraporem à falta de liberdade e pequenez do cotidiano, males que afetam grande parte da população.

O autor das 32 fotografias, todas em 70 x 50 centímetros, é o médico nefrologista Ricardo Cadaval. A entrada é gratuita e o local fica aberto 24 horas por dia.

[irp posts="178927" ]

 

“Para mim, espaços realmente amplos significam liberdade. É onde nos sentimos libertos dos laços com a sociedade moderna. Eles nos conscientizam dos nossos próprios limites”, resume Cadaval, que expõe no local pela terceira vez.

Na mostra, o médico revela suas impressões dos locais que visitou e que são carregados de valores históricos e culturais, sempre com riqueza e diversidade de costumes, culturas, crenças e tradições. São exemplos o Irã, Jordânia, Líbano, Nepal, Mongólia, Peru, Chile, Índia, Chapada Diamantina e Lençóis Maranhenses.

A escolha das 32 imagens foi criteriosa e teve como inspiração a obra “Carpe Diem: resgatando a arte de aproveitar a vida”, de Roman Krznaric.

As viagens expedicionárias do médico costumam durar 20 dias, em média. Ele leva pouquíssima bagagem, dispensa o conforto de hotéis refinados e refeições em restaurantes. Costuma acampar e se alimentar ao longo dos percursos.

Assim, já pernoitou em pleno deserto jordaniano; passou três dias e meio absolutamente sozinho na Mongólia; nadou no Mar Morto -- “na verdade, boiei, pois a água é tão salinizada que se torna impossível mergulhar”, brinca -- e percorreu parte do caminho trilhado por Moisés, próximo ao Mar Vermelho, em direção à Canaã (hoje Israel).

O Hospital Dr. Miguel Soeiro fica na rua Antonia Dias Petri, 135, no Parque Santa Isabel. (Da Redação)