Buscar no Cruzeiro

Buscar

TV Cultura apresenta série sobre os grandes nomes do Modernismo

13 de Maio de 2020 às 00:01

TV Cultura apresenta série sobre os grandes nomes do Modernismo O episódio de estreia será dedicado à Tarsila do Amaral e conduzido por sua sobrinha-neta, a Tarsilinha. Crédito da foto: Divulgação

Um dos movimento mais importantes da cultura brasileira, o Modernismo, será tema de uma série produzida pela TV Cultura que estreia nesta quarta-feira (13), às 22h45.

Produzida pela própria emissora, com direção do cineasta Ricardo Elias, a série consiste em quatro documentários inéditos que relatam a vida e a obra dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922: Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo.

“O documentário busca um olhar intimista e pessoal dos personagens, mesclando depoimentos de autoridades no assunto com parentes próximos. A ideia é atualizar as figuras dos modernistas, destacando não só o seu legado, mas a influência que exercem até hoje. Já que os modernistas pensaram o Brasil como poucos na história da nossa cultura e estamos sempre recorrendo a eles quando precisamos discutir ou rever a nossa identidade”, diz Ricardo Elias.

Hoje, o episódio de estreia será dedicado à Tarsila do Amaral. Conduzido pela sobrinha-neta de Tarsila, conhecida como Tarsilinha, a edição destaca a carreira artística da pintora até seu recente sucesso no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), em 2018, com uma exposição exclusiva Inventing Modern Art in Brazil, que a apresentou para o mercado internacional. O episódio destaca também o sucesso da exposição “Tarsila popular”, que ficou em cartaz em 2019, no Masp, em São Paulo, e recebeu recorde de público de mais de 400 mil pessoas.

Nas próximas semanas (20 e 27/5 e 3/6), respectivamente, vão ao ar a vida e obra de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret. (Da Redação)