Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trio Nobile apresenta raridades da música de câmara no Teatro Municipal

12 de Agosto de 2019 às 21:25

Raridades da música de câmara no Municipal Criado no final de 2017, o Trio Nobile é formado pelo violinista britânico Anthony Flint, pela pianista brasileira Clélia Iruzun e pelo violoncelista norte-americano Johann Sebastian Paetsch. Crédito da foto: Divulgação

Formado por experientes instrumentistas de diferentes partes do mundo, o Trio Nobile se apresenta sexta-feira, às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Neste concerto, que incrementa a programação cultural pelos 365 anos da fundação de Sorocaba, comemorados na véspera, dia 15, o público poderá conferir peças escritas justamente para a formação de trio de dois grandes compositores do período romântico: o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) e o russo Anton Arensky (1861-1906).

[irp posts="138577" ]

 

O evento faz parte da 17ª temporada dos Concertos Finamax-Astra 2019, que mantém a característica de apresentações de grupos nacionais e internacionais de música clássica, com repertório sinfônico e camerístico, com ingressos a preços populares (R$ 10).

O Trio Nobile é composto pela pianista brasileira Clélia Iruzun, o violinista britânico Anthony Flint e o violoncelista norte-americano Johann Sebastian Paetsch. Foi criado no final de 2017 com intuito de interpretar obras consagradas e raras do repertório escritas para esta formação. O conjunto, que reúne solistas de orquestras renomadas, nasceu do desejo do três instrumentistas em retomar sua atuação na música de câmara, como são chamadas as peças do universo erudito escrito para formações mais reduzidas.

“Eu disse para ele [o violoinista Anthony] que tive um trio na Inglaterra e falei dele dessa ideia de formar um novo trio. Ele se interessou e convidou o Johann, que mora na Suíça”, disse. Os primeiros ensaios, então, ocorreram no final daquele ano em Londres. “Tocamos todos os trios [composições para essa formação] que a gente sabia e assim nasceu o grupo”, contou Clélia ao Mais Cruzeiro, no ano passado, quando o trio interpretou músicas de Beethoven e do francês Maurice Ravel (1875 -1937) em show realizado na cidade.

Toda a renda é revertida ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) que, neste ano, repassará os recursos à Creche Maria Claro. A entidade atende cerca de 130 crianças e adolescentes carentes com deficiências múltiplas. O concerto é realizado com patrocínio das empresas Finamax Astra, por meio do Programa de Ação Cultural ICMS (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e apoio da Prefeitura.

Os ingressos para o concerto do Trio Nobile já estão à venda e podem ser adquiridos em horário comercial na agência da Finamax (rua Cesário Mota, 87, Centro) e na Creche Maria Claro (rua João Wagner Wey, 1.240, Jardim América). (Da Redação)