Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trio Jensen se apresenta nesta quinta (20) no Teatro Municipal

19 de Setembro de 2018 às 07:48

Trio Jensen se apresenta amanhã no Teatro Municipal O pianista Ilso Muner é destaque no cenário musical como solista, camerista, regente e curador - Foto: Divulgação

Um repertório que passeia por obras de compositores de diferentes épocas e nacionalidades será apresentado pelo Trio Jensen nesta quinta-feira (20), no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O concerto, com entrada gratuita, integra a 9ª edição do projeto Schaeffler Música -- Temporada de Música Clássica de Sorocaba, realizado pela MdA International, com patrocínio da empresa Schaeffler.

Formado pelos flautistas Rune Most (Dinamarca) e Marcelo Barboza, e pelo pianista brasileiro Ilso Muner, o Trio Jensen interpretará um programa diversificado, que inclui peças do brasileiro Osvaldo Lacerda (1927-2011) e dos dinamarqueses Carl Nielsen (1865-1931) e Francois Doppler (1821-1883). “Este recital vai permitir que o público de Sorocaba possa ter a experiência de descobrir um rico universo da música num programa com obras dinamarquesas e brasileiras, além magníficas obras de Mozart e Bach”, destaca os realizadores do concerto, em material de divulgação. Conforme o texto, a globalização acentuada nas últimas décadas alterou a forma como a música é apreciada. “Associada à tecnologia e ao advento das novas mídias, possibilitou que a música de outros países e épocas fossem acessados por um público maior. Consequentemente cresceu o interesse por novos repertórios de diferentes países e épocas, enriquecendo a experiência da apreciação musical”, complementa.

[irp posts="18638" name="Exposição no Sesc Sorocaba resgata a cultura indígena"]

 

Além de “Variações sobre pobre cego”, de Osvaldo Lacerda; paulistano contemporâneo e amigo do maestro e compositor sorocabano Nilson Lombardi (1926-2008), o Trio Jensen tocará “Four dances from Alladin” e “Dance of the morning mists”, de Nielsen e Doppler, e “Andante e rondó”, de Doppler. O programa inclui ainda “Triosonata em Sol”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e “Sonata KV 448”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Marcelo Barboza é primeira-flauta solista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e professor da Universidade FAAM. Apresenta-se regularmente nas principais séries de concertos brasileiras, além de manter intensa agenda de concertos internacionais. Ilso Muner foi premiado nos mais importantes concursos pianísticos do Brasil. Destaca-se por sua grande diversidade de atuação no cenário artístico brasileiro, respeitado como solista, camerista, regente e curador nas programações das principais salas de concerto do país, como Masp, Mozarteum do Brasil, Teatro Municipal de São Paulo, Sesi e Sesc. É regente coral e professor de música na universidade Uninove. Marcelo Barboza e Rune Most gravaram na Dinamarca para o selo Dacapo um CD com a primeira gravação de obras de Niels Peter Jensen e este trabalho recebeu as melhores críticas em revistas e sites especializados do mundo inteiro, tendo sido listados ente os dez melhores lançamentos do ano pela prestigiosa revista américa Fanfarre.

Serviço

Trio Jensen

Schaeffler Música -- Temporada de Música Clássica de Sorocaba

Quinta-feira (20), 20h30

Teatro Municipal Teotônio Vilela

Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h)