Buscar no Cruzeiro

Buscar

Triângulos são o destaque na obra do sorocabano Tiago Teré

25 de Setembro de 2018 às 07:43

Triângulos são o destaque na obra do sorocabano Tiago Teré Obras exploram, além da figura geométrica, as cores em todas as tonalidades possíveis - Foto: Divulgação

Como um caleidoscópio, a série de pinturas “Projeções triangulares” -- resultado de um estudo de dinâmicas sobre a forma geométrica -- iniciada em 2014 pelo artista sorocabano Tiago Teré, continua rendendo novas composições na exposição “Forma, cor e movimento” que pode ser conferida no Chalé Francês.

Realizada com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), “Forma, cor e movimento” reúne sete quadros inéditos pintadas à betume e látex sobre tela e uma escultura em madeira. De acordo com Tiago Teré, os novos trabalhos são fragmentos da série “Projeções triangulares”, que em novembro de 2016 ficou em cartaz no saguão da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), com curadoria da artista visual Law Nascimento, do Coletivo Gamabá. “Somando e sobrepondo triângulos, eu fui encontrando dinâmica coletiva e descobrindo diferentes possibilidades abstratas”, diz Teré, citando como referências o grafismo indígena, e os artistas brasileiros Alfredo Volpi (1896-1988) e Luiz Sacilotto (1924-2013).

“Forma, cor e movimento” destaca as inúmeras variações tangenciais do triângulo, forma geométrica que possui menor número de vértices e arestas. A cor, por sua vez, é explorada em todas as tonalidades possíveis, primárias, secundárias, neutras e tons pastéis sugerindo “uma cronologia que vai dos tons terracotas mais rústicos à mais vivaz policromia urbana contemporânea”. Já o movimento, gerado pela justaposição dos triângulos, sugere uma “rítmica perceptível no coletivismo natural de cardumes, revoadas, enxames e flores”, detalha o artista.

Serviço

“Forma, cor e movimento”

Até 19 de outubro

Chalé Francês (avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro, no Jardim Maylasky)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50

Entrada gratuita.