Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporada de Música Clássica terá atividades gratuitas on-line

03 de Julho de 2020 às 00:01

Temporada de Música Clássica terá atividades gratuitas on-line As atividades de julho terão como tema a obra e carreira de Villa-Lobos, com palestras da pesquisadora Camila Fresca. Crédito da foto: Reprodução

Os tradicionais concertos da Temporada de Música Clássica de Sorocaba -- Schaeffler Música, que em 2020 chega à sua 11ª edição -- não poderão ser realizados este ano em razão da pandemia do coronavírus. O cancelamento foi confirmado pela organização do evento, porém, como uma maneira de manter as atividades culturais, o projeto oferecerá à população uma programação das palestras e oficinas sobre música clássica, on-line e gratuita.

As ações virtuais começam neste mês de julho e seguirão até outubro, com quatro professores que falarão, em sete encontros, sobre diversos assuntos e obras relacionadas ao mundo da música clássica.

As palestras on-line do mês de julho, que serão realizadas pela plataforma Zoom, serão conduzidas pela jornalista e pesquisadora especializada em música clássica, Camila Fresca. A primeira será no próximo dia 10, às 17h, com o tema “Villa-Lobos entre a Semana de Arte Moderna e Paris: nasce um compositor brasileiro?”. Durante o encontro, Camila falará da obra do compositor no período. No início da década de 1920, Villa-Lobos começava a ganhar reconhecimento em sua cidade natal, o Rio de Janeiro, então capital federal. Em outubro de 1921, ele é chamado para participar de um festival em São Paulo que, a ser realizado dali a alguns meses, marcaria para sempre a cultura brasileira: a Semana de Arte Moderna. As apresentações no evento e os contatos em São Paulo foram o impulso final que permitiram sua primeira viagem à Paris, entre 1923 e 1925. O período é apontado como crucial para que a música de Villa-Lobos passasse a incorporar elementos nacionais.

A segunda atividade mensal está programada para dia 17, no mesmo horário, quando Camila Fresca abordará o tema “O projeto de canto orfeônico e o governo Vargas: Villa-Lobos, arte e política”. Nessa palestra, a pesquisadora abordará outra fase do compositor. Em 1930, já compositor reconhecido internacionalmente, Villa-Lobos ainda não tinha uma atividade que garantisse sua subsistência. Ao retornar de sua segunda estadia em Paris (1927-1929) ele realiza uma extensa turnê pelo interior do estado de São Paulo. O contato com as autoridades locais permite que, em 1932, Villa seja designado pelo governo Vargas para dirigir um grande programa nacional de canto orfeônico. Villa-Lobos se tornou uma espécie de “compositor oficial” do Brasil durante toda a Era Vargas (1930-1945 / 1950-1955). Embora em várias ocasiões o compositor tenha dado declarações contrárias, arte e política estarão profundamente relacionadas durante todo o período.

Para participar das aulas on-line é necessário fazer a inscrição pelo Whatsapp (15) 3211-1360 e receber as informações de acesso. Para cada aula que desejar participar será necessário fazer a sua inscrição. As vagas são limitadas.

A 11ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba tem patrocínio da Schaeffler e apoio da Unimed Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas no site www.mdainternational.com.br. (Da Redação)