Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporada de Música Clássica recebe Francesco Cipolletta

22 de Agosto de 2019 às 00:01

Temporada de Música Clássica recebe Francesco Cipolletta O pianista apresentará repertório de Domenico Scarlatti, Mozart, Muzio Clementi e Chopin. Crédito da foto: Mirna Modolo / Divulgação

Considerado um dos melhores pianistas de música clássica da atualidade, o italiano Francesco Cipolletta faz concerto nesta sexta-feira (23), às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O show, com entrada gratuita, faz parte da 10ª temporada do projeto Schaeffler Música -- Temporada de Música Clássica de Sorocaba. O repertório inclui peças de Domenico Scarlatti (1685-1757), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Muzio Clementi (1752-1832) e Fréderic Chopin (1810-1849).

Pianista e professor, Francesco Cipolletta vive em Torino, na Itália, onde aos 7 anos de idade começou a estudar piano sob a orientação de Maria Golia. Diplomou-se no Conservatório de Torino, obtendo a nota máxima e menção honrosa. Prosseguiu os seus estudos com Naumov e na Escola de Música de Fiesole, com Maria Tipo.

Desde jovem, se destaca em concursos nacionais e em importantes concursos internacionais, tendo ganhado mais de vinte prêmios no total, como o Busoni, em Bolzano; Dino Ciani, em Milão; Viotti em Vercelli; Rina Sala Gallo, em Monza e Pretoria, na África do Sul.

Esses prêmios lhe permitiram iniciar uma intensa carreira internacional, o levando a tocar mundo afora, em cidades como Bruxelas, Londres, Mônaco, Viena, Paris, Copenaghen, Tóquio, Buenos Aires Cleveland.

[irp posts="111769" ]

 

Além de recitais de piano solo, Cipolletta já tocou como solista da Orquestra do Teatro Allá Scala, RAI de Milão, Orquestra Sinfônica Nacional da RAI de Torino, Orquestra Sinfônica da Lorraine France, Orquestre Sinfônica de Johannesburg, entre outros.

O concerto tem apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Unimed Sorocaba. Os ingressos gratuitos serão distribuídos amanhã, a partir das 19h, na bilheteria do teatro. O TMTV fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. (Da Redação)