Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro Municipal recebe o infantil ‘Babar’ neste domingo

26 de Outubro de 2019 às 00:01

Teatro Municipal recebe o infantil ‘Babar’ O espetáculo de bonecos tem no elenco Antonio Vaz Lemes ao piano, Cacau Merz e Sandro Gattone. Crédito da foto: Divulgação

Neste domingo (27), às 16h, a 10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba -- Schaeffler Música apresentará o musical infantil inédito “Babar, um elefante singular”, espetáculo de bonecos com Antonio Vaz Lemes (piano), Cacau Merz e Sandro Gattone.

[irp posts="124003" ]

 

Para o trabalho, Márcio Araújo, um dos criadores do Cocoricó, uniu-se a Antonio Vaz Lemes, um dos mais renomados pianistas brasileiros, a fim de trazer aos palcos um clássico da literatura e da música francesa, “Babar, o elefantinho”. Somaram ao time a atriz Cacau Merz e o bonequeiro Sandro Gattone que, além de criar os bonecos e adereços, está em cena.

Nesta montagem, inédita no Brasil, o piano serve também de palco para as aventuras de Babar, ora sendo a floresta, ora a cidade. O pianista também participa com figurinos, adereços e encenação de personagens. O formato é marca registrada nas montagens de Araújo, que sempre integrou as orquestras aos seus espetáculos, como em “Pedro e o lobo -- uma versão brasileira”.

“Babar, o elefantinho”, de 1940, com texto de Jean de Brunhoff e música de Francis Poulenc nasceu quando este tocava piano com seus primos, em Brive-La-Gaillarde, quando as crianças da casa colocaram o livro “A história de Babar” sobre o piano e pediram a ele para “tocar” a história.

Poulenc percebeu-se desafiado a inspirar-se nas situações narrativas propostas pelo livro, nascendo daí uma obra singular da literatura pianística, que propõe, para sua execução, o músico acompanhado de um narrador.

O musical será apresentado no Teatro Municipal Teotônio Vilela com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados no local a partir das 15h. A classificação é livre e o espetáculo é indicado para crianças a partir de 5 anos. (Da Redação)