Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro Municipal de Sorocaba sedia o Encontro Finamax de Corais

28 de Novembro de 2018 às 06:30

Teatro Municipal sedia o Encontro Finamax de Corais Encontro, em sua 12ª edição, tem como característica abrir espaço para diversidade de grupos e repertórios. Crédito da foto: Divulgação

Evento consolidado no calendário cultural de Sorocaba, o Encontro Finamax de Corais começa nesta quarta-feira (28) e prossegue até sexta-feira, sempre às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Os ingressos custam R$ 5 e a renda será revertida ao Fundo Social de Solidariedade que, neste ano, repassará ao Instituto Humberto de Campos.

Em sua 12ª edição, o evento mobilizará um total de 425 coralistas de 15 grupos profissionais e amadores de Sorocaba, Salto, Jundiaí, Jaguariuna, Itapetininga e Mairinque. “A maioria dos corais convidados existe há pelo menos dez anos e se prepara o ano inteiro para esta apresentação. A principal característica [do encontro] é a diversidade dos grupos e do repertório, que inclui várias surpresas e sempre emociona o público”, comenta Regina Zaghini Horta, que faz parte da equipe organizadora do evento.

Hoje, o público poderá conferir as apresentações do Grupo Vocal Santa Cecília, Coral Adulto da Fundec, Coral Vozes do Coração, Coro Comunitário da Uniso e Coral Saúde da PUC- SP. Amanhã, o evento prossegue com Coral Astra, Coral Cantares, Coral Canto da Terra, Coral Casa de Artes Chico Xavier e Coral Camer’Art. A programação encerra na sexta (30), com apresentações do Coral Voci, Coral Sintonia do CCI, Coral Oficina da Voz, Coral Clube da Melhor Idade de Mairinque e Coral Flex em Canto.

Realizado com patrocínio da empresa Finamax com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o Encontro de Corais traz ao público de Sorocaba e região a oportunidade de prestigiar e conhecer o canto coral, um dos mais belos estilos musicais. “Também é uma oportunidade de valorizar o trabalho dos coralistas já que, com o passar do tempo, empresas privadas e poder o poder público deixaram de incentivar o canto coral como faziam antigamente”, acrescenta Regina. O evento não tem caráter competitivo e seu objetivo é desenvolver, estimular e difundir a prática do canto coral. O evento também contribui na promoção da aprendizagem musical, desenvolvimento vocal e integração entre os coralistas.

Concertos variados

O Encontro de Corais marca o encerramento da 16ª temporada do Concertos Finamax-Astra, realizada ao longo deste ano no TMTV. Com direção artística de Vastí Atique, a programação com ingressos a preços populares foi composta por um cardápio musical variado com apresentações de coro, música de câmara e violão. A temporada realizou concertos com as irmãs instrumentistas do Choro das 3, do grupo internacional Quartetto di Venezia e do renomado violonista brasileiro Yamandú Costa.

Neste ano, o Instituto Humberto de Campos foi a entidade indicada pelo Fundo Social de Solidariedade como beneficiária dos 80% do valor arrecadado na bilheteria. A exemplo dos anos anteriores, os outros 20% serão destinados ao Fundo Municipal de Cultura (FMC). O projeto Concertos Finamax-Astra nasceu de uma iniciativa existente há 21 anos na cidade de Jundiaí: os Concertos Astra-Finamax. Em Sorocaba, o projeto existe há 16 anos e ambos têm recebido apresentações de destaque, tanto da música clássica europeia quanto da música popular brasileira.

Serviço

Encontro Finamax de Corais

De hoje a sexta-feira, 20h

Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV)

Ingressos R$ 5

Venda antecipada das 9h às 15h, na Agência Finamax (rua Cesário Mota, 87) ou das 8h às 11h, no Instituto Humberto de Campos (rua Rosa Maria de Oliveira, 333)

Os ingressos remanescentes serão vendidos na bilheteria do TMTV a partir das 19h.